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Exercício físico para idosos: como adotar hábitos saudáveis na nova idade?

exercícios físicos para idosos
13/04/2020
1 minuto de leitura

Como está a sua rotina? Você tem praticado atividades físicas durante o dia? O hábito de realizar exercícios físicos para idosos é muito benéfico para a qualidade de vida. Ajuda a melhorar o sono, fortalecer a musculatura e favorecer a saúde.

Além disso, os exercícios promovem queima de gordura corporal, beneficiam o sistema circulatório e fazem muito bem ao coração. A saúde mental também é beneficiada. Afinal, uma rotina ativa regula a produção de hormônios ligados ao prazer e bem-estar.

Depois de saber de tudo isso, você está pensando em inserir mais exercícios na sua rotina? Confira outras informações sobre a prática de atividades na nova idade. No final deste texto, damos algumas sugestões de esportes! Não deixe de conferir!

Existem exercícios físicos para idosos?

Em primeiro lugar, é importante desmistificar alguns elementos da atividade física na nova idade. Muitas pessoas acham que não podem realizar exercícios — ou, pelo menos, que não podem fazer os mesmos esportes que realizavam quando eram mais jovens.

Na verdade, não existem exercícios físicos somente para idosos. Você pode incluir na sua rotina as atividades das quais mais gosta; isso, claro, seguindo as recomendações médicas. Se existe limitação para alguma prática, ela precisa ser considerada.

Entretanto, se a sua saúde não está demandando cuidados específicos, não é a idade que vai limitar, certo? Respeitando o seu ritmo e algumas especificidades físicas, é possível aproveitar diversos exemplos de esportes interessantes.

Além de não serem contraindicados na nova idade, os exercícios físicos também não são importantes apenas quando se é idoso. Todas as faixas etárias se beneficiam da saúde e qualidade de vida que eles promovem.

Um dos benefícios da prática é a maior qualidade do sono. Ter um cotidiano mais ativo ajuda a pegar no sono com facilidade e a acordar com mais disposição. Outra vantagem é manter a boa forma corporal. O exercício previne a perda de massa muscular e proporciona queima de gordura.

Assim, seu corpo fica bem cuidado e realiza as funções vitais com mais qualidade. A mente é mais uma das grandes beneficiadas com a atividade física. Pessoas que fazem esporte costumam estar mais alegres, pois a rotina ajuda e prevenir dificuldades relacionadas à tristeza, ansiedade etc.

Como adotar hábitos saudáveis?

exercícios físicos para idosos

Mesmo sabendo dos pontos positivos de realizar exercício físico para idosos, nem sempre é simples adotar os hábitos saudáveis na nova idade. Mas não desista por causa disso. Com algumas adaptações no cotidiano e uns dias de insistência, você verá sua qualidade de vida aumentar.

Confira dicas que podem ajudar você a inserir as atividades físicas na sua rotina de uma vez por todas.

Defina um horário fixo para a prática

Ter um horário determinado para fazer o exercício ajuda no processo de criação de hábito. Você já reparou que, depois de uns dias cumprindo as obrigações em uma hora fixa, há mais facilidade em incorporá-las no dia a dia?

Isso acontece com o trabalho, com o horário das refeições e com vários outros elementos da nossa vida. O mesmo vale para exercícios físicos. Escolha um momento adequado no seu dia e passe um período fazendo isso. Certamente, virará uma rotina.

Encontre algo que goste de fazer

Encontrar prazer em um hábito é algo fundamental para conseguir mantê-lo no longo prazo. Afinal, se você vê a atividade física apenas como uma obrigação será difícil ter vontade de continuar praticando, não é mesmo?

Por isso, mesmo havendo certas sugestões de atividades mais comuns quando se fala de exercício na nova idade — como caminhada ou hidroginástica — você não precisa se limitar a elas. O importante é encontrar algo que motive você.

Alimente-se corretamente

Associar bons hábitos alimentares com os exercícios físicos para idosos é outro cuidado importante na qualidade de vida da nova idade. A alimentação adequada ajuda a ter disposição para praticar seus esportes favoritos.

Além disso, comer bem antes e depois das práticas de atividades é uma forma de manter seu organismo saudável. Então, aproveite para melhorar também a sua forma de alimentação. Aqui, vale a mesma dica de comer o que gosta — com moderação.

Siga as recomendações médicas

O grande objetivo da atividade física é promover saúde e qualidade de vida para o seu corpo e mente. Logo, não vale a apena ignorar as recomendações médicas sobre limitações que possam existir na nova idade.

Certamente, existem boas opções de exercícios para qualquer pessoa. Então, converse com seu médico para entender quais são suas possibilidades e limites. Assim, você consegue se divertir e se movimentar sem maiores problemas.

Socialize por meio do exercício físico

Nossa última dica para começar uma rotina de exercícios é ótima para quem gosta de fazer novas amizades: utilize o tempo da atividade para socializar. Existem diversos projetos que reúnem pessoas para fazer esportes.

É o caso de grupos que se reúnem nas praças ou nas praias para realizar alongamentos e diversos tipos de exercícios. Além disso, existem academias, aulas coletivas, clubes e muitos lugares onde você conta com pessoas de diversas idades para praticar atividade física junto. Será ótimo para a saúde mental.

Quais as melhores atividades para idosos?

Já falamos aqui que não existem atividades exclusivas para quem está na nova idade, certo? Os melhores exercícios para o seu caso dependem das suas próprias escolhas — considerando seus gostos e, claro, as recomendações do médico que acompanha você.

Embora muitas pessoas achem que a academia de musculação não é um local ideal para idosos, existem vários representantes da nova idade provando que isso está errado. Então, se você gosta de levantar peso, por que não começar a malhar?

Veja outras opções interessantes para a prática de exercício físico para idoso:

  • hidroginástica ou natação — quem gosta de esportes aquáticos ou mora em locais quentes certamente terá interesse por essas atividades;
  • caminhada — uma das vantagens dessa prática é a facilidade, pois você pode caminhar perto de casa mesmo;
  • ciclismo — é possível andar de bicicleta nas ruas perto de casa, em locais específicos ou até mesmo fazer aulas em academias;
  • dança — se você sempre gostou de dançar, uma boa ideia é se matricular em um grupo de dança e fazer disso também o seu esporte;
  • pilates ou yoga — essas práticas ajudam a cuidar do corpo, desenvolver mais equilíbrio e melhorar a flexibilidade.

Agora você já sabe muito sobre exercícios físicos para idosos e viu que é possível se divertir e cuidar da saúde dessa forma. Aproveite a nova idade da melhor maneira investindo na sua qualidade de vida. Lembre-se de procurar um médico e profissionais de Educação Física para orientar suas atividades!

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