Pesquisa

Chás para dor de cabeça: 6 opções para aliviar este sintoma

chás para dor de cabeça
31/01/2020
1 minuto de leitura

Você sabia que tomar chá para dor de cabeça, muitas vezes, pode ser uma maneira eficiente de amenizar esse problema? No entanto, para isso, é preciso considerar a origem do incômodo e verificar se ele não tem ligação com outros sintomas.

Geralmente, um chá é uma ótima opção para tomar no fim daqueles dias movimentados, estressantes ou cheios de preocupações. Muitas plantas têm propriedades calmantes que favorecem o relaxamento e aliviam a tensão na região da cabeça, pescoço e ombros.

Por esse motivo, separamos 6 opções de chás para você tomar e ficar livre das dores de maneira caseira e natural. Acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!

Os cuidados com a dor de cabeça

A dor de cabeça é algo muito normal e pode surgir por diversas razões, como desidratação, estresse, problemas hormonais ou digestivos, entre outros. Quando ela ocorre de vez em quando, algumas pessoas recorrem à automedicação (o que não é indicado!). A opção ideal é tentar aproveitar as vantagens das infusões caseiras.

Contudo, essas dores se tornam preocupantes quando acontecem frequentemente, de maneira anormal ou causam mal-estar em alguém. Nesses casos, é de extrema importância procurar por uma ajuda qualificada e por um profissional adequado.

Isso porque a cefaleia pode ser um dos sintomas de inúmeras complicações de saúde. Portanto, prestar atenção nesse sinal é de grande utilidade para diagnosticar e começar o tratamento precoce de algum problema mais sério.

Por isso, sempre que sentir uma dor de cabeça, avalie se não há a presença de outro sintoma, além de fazer uma retrospectiva de seu dia para saber se ela pode ter sido causada por excesso de estresse, locais barulhentos, muito sol ou iluminação, entre outras razões triviais que não geram preocupações. Caso contrário, procure um médico e faça os exames solicitados.

6 chás para aliviar o sintoma de dor cabeça

Sabendo da importância de tomar um chá para dor de cabeça, consciente de que ela é apenas um leve incômodo e que não vem acompanhada de outros sinais, está na hora de conhecer quais infusões são mais recomendadas para aliviar o sintoma.

A princípio, é fundamental também ressaltar que o chá escolhido precisa ser livre de cafeína. Essa substância estimula o nosso hormônio do estresse: o cortisol. Por isso, não é indicada para auxiliar no relaxamento ou solucionar problemas de sono.

Além disso, algumas das ervas têm contraindicações. Por esse motivo, consultar um médico para saber se o consumo não causa nenhum risco é de grande importância. A seguir, confira 6 opções que são indicadas para aliviar a tensão e diminuir a dor de cabeça!

1. Chá de camomila

A camomila é uma das plantas mais famosas quando o assunto é amenizar a insônia ou a ansiedade. Os seus componentes atuam no alívio das tensões, o que é ótimo para reduzir problemas como dores na cabeça.

No entanto, esse tipo de chá não deve ser consumido por pessoas que tenham alergias a grupos específicos de flores, como as margaridas e crisântemos, pois ele pertence a essa mesma família. Quem faz uso de anticoagulantes ou remédios para transplante de órgão também deve evitar essa planta.

De toda forma, o preparo é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é colocar aproximadamente 1 litro de água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhas, desligue o fogão e coloque cerca de 4 colheres de sopa de flor de camomila. Depois disso, tampe a panela e espere 15 minutos. Então, basta coar e o chá está pronto para ser tomado.

2. Alfazema

Essa é uma planta medicinal muito conhecida por conta de seus efeitos calmantes, antiespasmódicos, analgésicos e antidepressivos. Isso é ótimo para amenizar sintomas de depressão, ansiedade, estresse, irritações estomacais, espasmos e, consequentemente, dores de cabeça — em especial aquelas provocadas por alguns desses estímulos.

Assim como o chá de camomila, essa bebida tem um preparo muito prático. Depois de ferver a água e colocar aproximadamente 70 gramas de alfazema, é só aguardar por 10 minutos que a infusão estará pronta.

3. Cravo

O cravo-da-índia é uma especiaria conhecida por todo o mundo, vinda da região da Indonésia. Desde os primórdios, ele foi usado para tratar dores, como a cefaleia, devido às suas propriedades antinociceptivas, ou seja, que ajudam a amenizar a percepção de dor.

Para fazer o chá, basta usar, no máximo, 7 gramas de cravo para 1 litro de água, deixar a infusão ser feita por 15 minutos, coar e começar o consumo. Essa bebida pode ser ingerida ao longo do dia e continua saborosa, tanto gelada quanto quente.

A única contraindicação desse chá é para pessoas que fazem uso de medicações anticoagulantes ou que tenham feito alguma cirurgia recentemente, pois o cravo também apresenta essa propriedade de retardar a cicatrização.

4. Gengibre

chás para dor de cabeça

O gengibre é uma raiz muito usada para o preparo de receitas. Além de contar com o seu sabor inigualável, ele ainda apresenta diversas propriedades importantes para a saúde e bem-estar de uma pessoa, como o combate a incômodos gastrointestinais, diminuição de enjoos, regulação da pressão arterial, inibição da oxidação das células e redução de inflamações.

Por conta dessa sua última função, o chá de gengibre é recomendado para reduzir a cefaleia. Além disso, ele é indicado para praticamente todas as pessoas, exceto aquelas que fazem uso de remédios anticoagulantes ou que tiveram problemas na vesícula biliar.

5. Casca de salgueiro

O salgueiro é outra planta medicinal usada há anos para amenizar sintomas de inflamações, como febres e dores de cabeça. Isso se deve a seu componente chamado salicina, que tem uma estrutura química muito similar à aspirina. Por esse motivo, ele é indicado até hoje para tratar cefaleia.

Para o preparo de chás, é usada a casca dessa árvore: cerca de uma colher de sopa é o suficiente para uma xícara de água. No entanto, caso você apresente sensibilidade à aspirina ou algum problema gastrointestinal, é interessante evitar a ingestão dessa bebida.

6. Hortelã

Não podíamos deixar de fora a hortelã. Além de ser muito saborosa, essa planta é eficiente na hora de aliviar dores tensionais, como a cefaleia. Ela também ajuda a promover o relaxamento e amenizar problemas gastrointestinais. Ademais, não há nenhum efeito colateral associado a ela — portanto, pode ser consumida por praticamente qualquer pessoa.

Tomar um chá para dor de cabeça pode ser fundamental para diminuir os efeitos desse problema e conseguir descansar. Entretanto, lembre-se da importância de consultar um especialista para saber quais ervas são as mais indicadas para preparar infusões.

Gostou deste texto? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam os melhores chás para tratar dor de cabeça!

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron