Pesquisa

Atitudes simples que vão ajudar você a passar mais tempo com a família

tempo com a família
18/03/2020
1 minuto de leitura

Atualmente, reservar algumas horas para fazer algo prazeroso parece quase impossível. Com rotinas atarefadas, trânsito, diversos afazeres, entre vários outros empecilhos, passar um tempo com a família tem sido cada vez mais difícil.

No entanto, um momento para convívio familiar é fundamental para a saúde mental e até mesmo para maior qualidade de vida. Afinal, quem não gosta de ficar um tempinho ao lado de quem ama?

Por essa razão, neste post, queremos reforçar a importância de passar mais tempo com a família e vamos dar algumas dicas de atitudes simples que podem fazer com que você fique próximo de seus parentes. Acompanhe!

Por que o tempo com a família é tão importante?

Desde o início de nossa vida, a família é a base de todo o nosso aprendizado ou desenvolvimento. Por exemplo, você provavelmente não vai se lembrar, mas quando deu os primeiros passos e falou as primeiras palavras, eram os seus parentes que estavam ao seu lado. Ou então, no primeiro dia de aula ou na formatura, os seus pais ou responsáveis certamente estavam presentes.

A questão é que, em cada momento importante de nossa vida, a presença de pelo menos um familiar é praticamente garantida. Isso mostra o impacto que a família tem em nosso dia a dia e na construção de cada indivíduo.

Contudo, a vida não é feita apenas dos momentos mais marcantes. Afinal, é o cotidiano que realmente importa. Por isso, ter um tempo com os seus parentes mais próximos ao decorrer dos dias é fundamental para o seu bem-estar e para reforçar os laços amorosos.

Como passar mais tempo com a família?

tempo com a família

Sabendo do impacto que a família tem em sua vida, nada melhor do que aprender a se organizar no dia a dia e ter um tempo a mais para passar com ela. Ainda que o seu dia a dia seja atarefado, você verá que é possível reservar um horário para ficar perto das pessoas queridas.

A seguir, vamos mostrar algumas práticas muito simples que podem se tornar hábitos para ter mais tempo com os familiares. Confira!

Organize sua rotina

Como visto, a rotina cheia de compromissos provavelmente é um dos principais fatores para que a família não se reúna com tanta frequência. Por essa razão, saber organizar os seus afazeres do dia a dia é importante para encontrar um tempo disponível para dar atenção às pessoas mais próximas de você.

Desse modo, tente sempre separar um momento, mesmo que sejam poucas horas, de sua semana para se dedicar ao convívio com os seus parentes, seja realizando uma atividade, seja apenas passando um tempo juntos.

Planejar passeios juntos

Uma maneira muito eficaz de se divertir com a família é em um passeio. Programar-se para conhecerem um lugar interessante por perto ou até mesmo em uma viagem mais longa é uma ótima desculpa para ficar ao lado de quem ama e ainda relaxar com uma atividade estimulante.

Preparar a comida juntos

Como a falta de tempo pode ser um obstáculo para ficar com os seus familiares, então por que não fazer uma atividade necessária juntos? Preparar a comida é quase que uma rotina para muitos lares e, quando isso é realizado em conjunto com a família, torna-se uma oportunidade de colocar o papo em dia e aumentar o convívio.

Fazer mais refeições juntos durante o dia

O mesmo vale para as refeições, nem que seja apenas uma no dia em que todos os familiares conseguem se reunir. Sentar para comer e desfrutar da companhia de seus parentes, sem nenhum estímulo externo, pode ser mais relaxante do que você pode imaginar.

Ultimamente, é comum se acostumar a fazer uma refeição olhando para a tela do celular ou assistindo à televisão. Entretanto, tente se adaptar e mudar esse costume, dedicando o momento para prestar atenção na comida e conversar com a família. Aos poucos, você vai perceber o impacto positivo que isso tem na sua alimentação (digestão e nutrição) e no seu bem-estar.

Oferecer apoio em atividades educacionais

Demonstrar que se interessa pelo desenvolvimento de seus filhos, irmãos, sobrinhos, primos ou até mesmo pais e tios, especialmente quando se trata de algum aprendizado, é de grande importância para eles. Por mais simples que seja, esse apoio é motivacional e estimula os seus parentes a estarem sempre aprendendo coisas novas e buscando conhecimento.

Começar hobbies ou projetos juntos

Ter um passatempo para fazer em seu tempo livre é essencial para esvaziar a mente dos problemas externos e relaxar fazendo algo interessante. Então, que tal começar um hobby em família? Isso é ótimo para quem não tem muito tempo e precisa descansar nas horas vagas.

Além de criar vínculos, você ainda vivencia momentos divertidos com a família. Dentro os hobbies mais comuns, estão:

  • jogar um jogo de cartas, tabuleiro, de ação, etc.;
  • praticar uma atividade física;
  • ler um livro;
  • assistir a um seriado ou filme (em casa ou no cinema) em um dia específico da semana;
  • ir ao parque;
  • conhecer restaurantes novos na cidade;
  • tirar um dia da semana para preparar uma receita ou pedir comida de fora.

Procure desenvolver novas atividades para o convívio

Para passar um tempo com a família, não é necessário ficar apenas em casa. Para o convívio ser mais estimulante, você pode incentivar a prática de alguma atividade ao ar livre, uma visita a um museu, uma ida ao cinema ou shows, entre várias outras opções.

Além de descobrir novos ares, toda a família ainda tem contato com atividades culturais ou sociais, que são ótimas para desenvolver ainda mais a cognição. Isso sem falar que contribuem para maior qualidade de vida e longevidade.

Viu só como desfrutar de um tempo com a família é importante? Colocando essa prática em dia, você vai perceber que ainda tem muito a aprender com os seus parentes, vai ter a oportunidade de conhecê-los melhor, poderá ficar de olho na saúde deles e ainda vai ter o humor muito mais leve, simplesmente por estar convivendo com as pessoas que você ama. Vale a pena tentar, não é mesmo?

O que achou destas dicas? Quer continuar lendo sobre temas como este? Então, assine a nossa newsletter e acompanhe os nossos novos conteúdos!

Powered by Rock Convert
Tags: , ,

Compartilhe:

“A Nova Idade não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. A Nova Idade repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron