Pesquisa

Dicas de culinária: 5 truques para cozinhar para a família no jantar de fim de semana

dicas de culinária
28/08/2020
1 minuto de leitura

Ainda não sabe o que fazer no jantar com a família do próximo fim de semana? Então, que tal procurar algumas dicas de culinária e aumentar a sua criatividade e tornar esse momento muito mais fácil e divertido?

Separar uma hora do dia para se sentar com os entes queridos e fazer uma refeição saborosa é fundamental para ter um bom convívio familiar, para a saúde mental e bem-estar, assim como para o desenvolvimento das crianças.

Por essa razão, vamos dar algumas dicas de culinária para que as refeições em família sejam cada vez mais proveitosas e prazerosas. Não perca este post e descubra 5 truques de cozinha para caprichar no jantar!

5 truques para cozinhar para a família no jantar de fim de semana

A alimentação equilibrada é um dos pontos primordiais para ter mais qualidade de vida e cozinhar, na maioria das vezes, é uma atividade muito divertida. No entanto, quando é bem planejada, as chances de o prato dar certo e ficar mais saboroso aumentam consideravelmente.

Por isso, nada melhor que conferir alguns truques para garantir um bom jantar de fim de semana. A seguir, veja 5 deles!

1. Defina o objetivo e tipo de jantar a ser servido

Para começar, defina o objetivo e o tema do jantar. Por exemplo, caso seja aniversário de alguma pessoa da família, dedique essa refeição para comemorar essa data especial. Desse modo, vale a pena investir no prato favorito do aniversariante e preparar uma sobremesa temática, para deixar o evento nesse clima.

2. Limite o orçamento e faça uma lista de compras

Depois de escolher o tema, defina o quanto você pode e quer gastar com esse jantar. Uma dica é fazer uma lista de compras antes de ir ao mercado. Assim, você não se distrai e acaba economizando justamente por não levar aquilo que não vai ser necessário.

3. Planeje com antecedência as compras e preparação

Fazer as coisas de última hora, além de ser estressante, tem grandes chances de não sair conforme o esperado. Por isso, sempre que estiver interessado em preparar um jantar em família, tente planejar com antecedência.

Além disso, não deixe para fazer as compras na data do jantar. Tente ir pelo menos um dia antes e reserve as horas anteriores à refeição especialmente para os preparativos, para ter mais tempo livre e focar em uma atividade.

4. Estabeleça a ordem dos pratos

Pensar na ordem em que os pratos serão servidos também é uma boa maneira de organizar o jantar e deixá-lo mais instigante. Assim que tudo ficar pronto, já deixe as receitas na sequência em que elas devem ser servidas para facilitar todo o processo.

5. Invista na decoração da mesa

Não se esqueça de investir em alguns adereços na mesa para deixar o ambiente bonito e aconchegante. Por mais simples que pareça, um jantar com uma decoração temática é muito memorável e prazeroso.

8 ideias de pratos para o jantar em família

Agora que você já conhece os principais truques de culinária para fazer um excelente jantar em família de fim de semana, o que acha de ver algumas receitas para se inspirar? Confira 8 dicas logo abaixo!

1. Batata recheada assada

Esse é um prato simples de se preparar. Tudo o que você precisa fazer é lavar, descascar e colocar as batatas para cozinhar um pouco. Deixe-as na água quente até que elas fiquem levemente cozidas, porém, ainda firmes — ou seja, não deixe que derretam.

Em seguida, coloque o recheio desejado no meio das batatas cozidas, tempere a gosto e coloque por mais alguns minutos no forno para que elas fiquem coradas e o sabor do recheio se misture com elas.

2. Arroz com camarão

Para quem gosta de frutos do mar, essa receita é ideal. Tempere o camarão da maneira que gosta, prepare arroz (ou use o que sobrou da refeição no dia anterior) e, depois de dourar o camarão, misture bem ambos os ingredientes em um refratário. Lembre-se de salpicar com salsinha, coentro ou o tempero de que você gosta para dar um sabor extra.

3. Canelone cremoso

Para quem admira a culinária italiana, aí vai outra dica: com massa fresca para lasanha, recheie cada peça e enrole como um rocambole, formando o que conhecemos como canelone. Depois disso, coloque uma porção de requeijão cremoso sobre cada rolinho e finalize com tomate, cebolinha, orégano ou demais temperos a gosto. Por fim, basta levar ao forno até que o queijo derreta.

4. Arroz à grega

O arroz é cozido junto com outros ingredientes, como ervilhas, milho, uva-passa, azeitonas, cenoura, pimentão, cheiro-verde, entre outros. Depois que a água secar, frite os outros itens com um pouco de manteiga e, por fim, coloque tudo em um recipiente.

5. Suflê de batata e queijo

Inspirando-se na gastronomia francesa, que tal fazer um suflê? Essa receita vai precisar de batatas, ovos, leite, farinha de trigo, fermento em pó, óleo e muito queijo. Faça uma espécie de purê de batatas junto com as gemas de ovo.

Depois de pronto, misture com queijos, fermento e tempero a gosto. Bata as claras até que fiquem em neve e junte delicadamente com os demais ingredientes. Por fim, salpique com queijo parmesão e sal, e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

6. Lasanha simples

A lasanha é outro prato simples e prático de se fazer. Basta separar massa fresca, preparar um molho com o sabor desejado e montar em camadas de molho, massa e queijo.

Uma dica é deixar a massa sempre envolta de molho (por cima e por baixo) para que ela fique bem cozida. Depois disso é só levar ao forno com papel alumínio — retirando 10 minutos antes para dourar o queijo.

7. Talharim com legumes e linguiça

dicas de culinária

O talharim é um tipo de macarrão muito saboroso e que tem tudo a ver com um jantar em família. Para prepará-lo, cozinhe a massa até que fique al dente, leve ao alho e óleo e, em seguida, misture legumes e linguiça. Deixe cozinhar por alguns minutos para que o sabor se harmonize e sirva em um recipiente.

8. Mignon a bourguignon

Corte o filé mignon em cubos e doure com óleo, alho, cebola e cenoura. Em seguida, adicione farinha de trigo — tente colocar aos poucos para que ela não faça pelotas. Tempere à sua maneira e coloque uma porção de vinho. Por fim, basta cozinhar até que o caldo fique bem grosso.

Depois dessas dicas de culinária, tenho certeza que os jantares de fim de semana com a família vão ser ainda mais apetitosos, não é verdade? Aproveite esse tempo de convívio familiar para conversas sobre diversos assunto e reforçar os laços com as pessoas amadas.

Gostou das dicas? Então, aproveite e compartilhe o post nas suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem por dentro desses truques de culinária!

Powered by Rock Convert
Tags: , , ,

Compartilhe:

“A Nova Idade não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. A Nova Idade repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron