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Os principais benefícios da atividade física para a nova idade

benefícios da atividade física
09/12/2019
1 minuto de leitura

São diversos os benefícios da atividade física, principalmente em relação à qualidade de vida. A boa notícia é que eles podem ser usufruídos por todas as pessoas, inclusive por aquelas que se encontram na nova idade.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil passou para os 76 anos, em 2018. Com ela, crescem também os desafios de fazer com que o bem-estar seja a prioridade nessa faixa etária. Afinal, ainda melhor que viver muito é viver muito bem.

Para isso, é de extrema importância a adoção de hábitos saudáveis para evitar as doenças físicas e mentais. Assim, é possível aproveitar tudo de bom durante todas as fases de sua vida e, principalmente, ser mais feliz. Neste post, vamos apresentar os 6 maiores benefícios da atividade física. Acompanhe e saiba mais!

Manutenção de uma vida saudável

Não é à toa que a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) indica a prática regular de exercícios físicos, independentemente da idade. Isso é importante porque um corpo ativo tem um envelhecimento mais saudável e livre de doenças potencializadas pelo sedentarismo.

O hábito de ter uma rotina saudável, com atividades prazerosas e boa alimentação, só pode contribuir para o bem-estar da pessoa. Movimentar o corpo é útil para prevenir — e, até mesmo, tratar — doenças que atingem o emocional ou a condição física.

Além disso, essa prática traz outras grandes vantagens, como a melhora da qualidade do sono, a regulação do apetite, a redução de dores frequentes ou crônicas. Ou seja, tem de tudo para colaborar para uma vida mais saudável.

Melhora a resistência muscular

Ter uma boa resistência muscular oferece inúmeros benefícios no dia a dia de uma pessoa. Por exemplo, a pessoa costuma sentir menos dores, proporcionando prevenção de quedas, apresentando mais facilidade para se movimentar e evitando problemas ósseos.

As estruturas musculares servem como um mecanismo de sustentação e de promoção de força na maior parte dos órgãos do corpo e dos membros. Além disso, elas envolvem os ossos e articulações, oferecendo mais proteção. Dessa maneira, trabalhar a musculatura contribui para um melhor condicionamento físico e evita diversas complicações na saúde.

É importante ressaltar também que, para fortalecer os músculos, não é necessariamente obrigatório ir à academia ou adotar exercícios muito intensos. Muitas vezes, uma prática leve, mas que é feita com uma determinada frequência, é o suficiente para oferecer o que o seu organismo precisa.

Previne e combate doenças

Como visto, uma das maiores vantagens da atividade física é a prevenção e o combate de doenças. Ao executar essa prática regularmente, é possível evitar a depressão, ansiedade, estresse, hipertensão, diabetes, obesidade, riscos de acidentes vasculares, varizes, problemas cardiorrespiratórios e, até mesmo, o câncer.

Além disso, os exercícios físicos ajudam a minimizar o efeito dos sintomas da maioria dessas condições, caso a pessoa já tenha desenvolvido alguma delas. Eles também contribuem para a saúde do sistema nervoso, ajudando pacientes com doenças de coordenação ou memória, como o Parkinson ou o Alzheimer.

A movimentação demanda mais oxigênio para o organismo, fazendo com que o coração precise trabalhar mais ativamente para estimular a circulação sanguínea, que transporta as moléculas de O2 para os músculos e demais estruturas. Desse modo, como todo o corpo está mais oxigenado, especialmente o cérebro, o corpo consegue executar seus sistemas de autodefesa e manutenção — inclusive cardíaca — com mais eficiência.

A saúde mental também recebe ótimos estímulos. Afinal, depois de um certo período realizando atividades físicas, o corpo libera hormônios que proporcionam o bem-estar, como a endorfina e serotonina. Isso ajuda a lidar com as questões negativas do psicológico de maneira mais eficiente e com mais energia.

Diminui o isolamento social

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Na maioria das vezes, a prática de exercícios físicos pode ser realizada em companhia com outras pessoas. Isso estimula o relacionamento social, diminuindo o isolamento e promovendo mais bem-estar na nova idade.

Por isso, uma boa ideia é procurar grupos ou aulas que realizam as atividades em conjunto, a fim de conhecer novas pessoas, fazer amizades e aumentar o ciclo social. Isso tem muito a contribuir para o dia a dia das pessoas em qualquer idade!

Promove a autonomia

Um dos efeitos que atingem a confiança das pessoas na nova idade é a sensação de que estão perdendo a autonomia e tornando-se mais dependentes. Isso acontece porque, muitas vezes, elas se deparam com problemas que nunca tiveram antes, principalmente de saúde e disposição para realizar atividades cotidianas.

Sendo assim, a prática regular de exercícios físicos colabora para aumentar a energia, trabalhar a musculatura e estimular a disposição para realizar as tarefas do dia a dia, o que aumenta a autoconfiança e quebra a ideia de limitação e dependência.

Aumenta a autoestima

Esses benefícios atingem também a autoestima. Afinal, a sensação de bem-estar e independência surge com frequência e perdura por muito mais tempo. Sem mencionar que os exercícios aeróbicos contribuem para a diminuição da gordura corporal e, para quem deseja perder alguns quilos, isso é um ótimo fator.

Dessa maneira, com a ajuda de fatores como musculatura trabalhada, diminuição do índice de gordura corporal, vida social ativa e sensação de autonomia, é muito mais fácil promover a aceitação da própria imagem e o bem-estar geral.

Portanto, está na hora de começar a se exercitar frequentemente — por, pelo menos, 30 minutos ao dia. De início, é uma boa ideia praticar atividades leves e, conforme sentir mais confiança, evoluir para outras programações.

Exercícios como o alongamento, caminhada, aeróbica, pilates, natação, hidroginástica, dança e treinamento de força são ótimos exemplos que podem ser aderidos ao seu dia a dia, a fim de aumentar a qualidade de vida.

No entanto, para aproveitar os benefícios da atividade física, é imprescindível procurar um especialista que oriente todas as implicações necessárias durante os exercícios, para evitar lesões ou outras complicações. Portanto, vale a pena consultar o seu médico e procurar um fisioterapeuta qualificado para selecionar as práticas mais indicadas para a sua saúde.

Gostou das informações deste texto? Quer saber como ter mais qualidade de vida no seu dia a dia? Então, comece pela alimentação! Leia também sobre os cuidados que você precisa ter para adotar o hábito de comer bem.

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