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Saiba quais são os 12 alimentos que fazem bem para o coração e aposte neles

alimentos bons para o coração
05/05/2020
1 minuto de leitura

Uma dieta balanceada é uma providência que todas as pessoas deveriam tomar para garantir mais qualidade de vida no dia a dia e alcançar maior longevidade. Por esse motivo, conhecer os alimentos bons para o coração é uma ótima ideia para quem deseja tomar conta da saúde da família.

Cuidar do coração é necessário para evitar diversas doenças cardiovasculares como hipertensão, arritmia, infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre tantas outras. Afinal, apenas no Brasil, cerca de 300 mil pessoas, a cada ano, vão a óbito por problemas nesse órgão.

Pensando nisso, montamos uma lista com 12 alimentos benéficos ao coração para você incluir no cardápio da casa diariamente. Acompanhe e confira!

Por que é importante cuidar da alimentação de pessoas mais velhas?

O aumento da expectativa de vida na população é bastante positivo, isso tem muito a ver com uma tendência de dar mais atenção à saúde e bem-estar de pessoas acima de 60 anos. No entanto, esse grupo se relaciona também com várias doenças crônicas, como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, entre outras.

Um dos fatores que influenciam o desenvolvimento de condições de saúde crônicas é a ausência de planejamento alimentar e nutritivo. Por essa razão, é tão importante ficar de olho na alimentação das pessoas acima dos 60 de sua família.

Quais os benefícios da alimentação balanceada para a família toda?

Como visto, atentar-se à alimentação não é uma necessidade apenas para as pessoas que estão na nova idade, é para toda a família. Primeiro porque a predisposição para desenvolver alguns problemas cardiovasculares, como a hipertensão, pode ser hereditária — portanto, atuar na prevenção é uma estratégia fundamental para evitar complicações.

Além do mais, uma boa dieta só tem a oferecer benefícios para todo o organismo, favorecendo tanto a saúde física quanto mental de todos. Sendo assim, uma dica é fazer uma visita a um nutricionista para que ele possa recomendar um cardápio satisfatório ao bem-estar de cada integrante da família.

Quais os alimentos que fazem bem ao coração?

alimentos bons para o coração

Sabendo da importância que os alimentos com vitaminas, fibras, gorduras boas e capacidade antioxidante têm na rotina das pessoas, chegou a hora de conhecer quais deles realmente fazem bem para o coração. A seguir, confira uma lista de alimentos saudáveis, que podem ser usados em diversas receitas!

1. Azeite de oliva extravirgem

O azeite de oliva é um ótimo ingrediente para aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) ao mesmo tempo em que diminui os de colesterol ruim (LDL). Isso ajuda a prevenir o acúmulo de gorduras no interior de veias e artérias — apenas tenha cuidado para não o confundir com o óleo composto, que mistura esse ingrediente com óleo de soja, isso reduz a sua capacidade de abaixar os níveis de LDL.

2. Alho

O alho, além de fortalecer a imunidade, tem propriedades que ajudam na redução da pressão arterial. Por isso, usar mais temperos e minimizar a quantidade de sal é uma maneira de evitar problemas causados pela hipertensão arterial.

3. Abacate

Assim como o azeite, o abacate também consegue diminuir os níveis de LDL no sangue, enquanto eleva os de HDL, justamente por conter gordura monoinsaturada. Ainda apresenta nutrientes que favorecem a circulação do sangue.

4. Peixes

Carnes brancas são muito indicadas para quem deseja uma alimentação saudável. Os peixes ricos em ômega 3, como salmão, atum e sardinha, são boas opções para controlar os níveis de colesterol.

5. Aveia

A aveia é um ingrediente muito útil para o preparo de receitas. Além do mais, por ser rica em fibras, auxilia na baixa de glicemia, colesterol e pressão arterial em um indivíduo — sem mencionar que contribui muito com a flora intestinal.

6. Soja

Esse item conta com a presença de substâncias chamadas isoflavonas, que atuam de modo semelhante ao hormônio sexual estrogênio, conhecido também por diminuir o colesterol ruim no sangue.

7. Linhaça

A linhaça é outra fonte de fibras e ômega 3 (uma gordura insaturada), por isso, contribui com a circulação do sangue e a redução do colesterol ruim. Entretanto, uma dica é consumi-la em forma de farinha para facilitar a digestão da semente pelo organismo.

8. Tomate

Alguns tipos de antioxidantes são ótimos para ativar a circulação sanguínea, e o licopeno, presente no tomate, é um deles. Inclusive, esse componente é potencializado quando o alimento é cozido, como no caso de molhos e receitas idas ao forno.

9. Maçã

A maçã é outro exemplo de alimento repleto de fibras, como a pectina. Esse nutriente contribui para abaixar os níveis de glicose e colesterol no sangue e, assim, prevenir doenças crônicas.

10. Espinafre

O espinafre é um alimento antioxidante que ajuda na saúde do sistema circulatório, favorecendo a passagem do sangue pelas artérias e veias e reduzindo os efeitos do colesterol LDL.

11. Vinho tinto ou suco de uva integral

A uva, por sua vez, contém os flavonoides, outra substância antioxidante auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. Por isso, consumir, com moderação, bebidas como vinho e suco de uva integral é uma excelente opção.

12. Chocolate amargo

Por fim, uma ótima notícia para quem gosta de um doce após o almoço. O chocolate também é capaz de proteger a sua saúde, por conta dos polifenóis, antioxidantes atuantes na redução da pressão arterial. No entanto, lembre-se de que o ideal é ingerir a versão amarga de, no mínimo, 70% de cacau, pois não tem muita adição de açúcar.

Quais alimentos evitar para não prejudicar o coração?

Apenas incluir alimentos bons para o coração em sua dieta não é o suficiente, se, ao mesmo tempo, forem consumidos outros prejudiciais à saúde. Por isso, o ideal é evitar a ingestão de produtos como:

  • refinados — sal, farinha e arroz brancos;
  • industrializados — contêm uma grande adição de conservantes, corantes, aromatizantes, entre outras substâncias químicas;
  • gorduras trans ou saturadas;
  • embutidos — pois recebem uma alta porção de sal para a sua conservação;
  • frituras.

Como visto, fazer o consumo de alimentos bons para o coração e evitar sal, açúcar e gorduras saturadas e trans em excesso são ações fundamentais para cuidar da saúde de toda a família. Praticar exercícios físicos regularmente é outra maneira de aumentar o bem-estar e ter mais qualidade de vida.

Para saber como continuar os cuidados com a sua saúde, veja também o nosso post com os principais alimentos ricos em fibras!

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