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Por que fazer yoga em casa é uma ótima alternativa para seu bem-estar?

yoga em casa
12/02/2020
1 minuto de leitura

Para cuidar da mente e do corpo, as pessoas da nova idade podem apostar em fazer yoga em casa. É uma prática indiana milenar baseada em exercícios de respiração, posturas e meditação que vão proporcionar melhora do condicionamento físico e relaxamento.

Ficou entusiasmado para incluir essa atividade no seu dia a dia? Então, venha conosco e descubra os benefícios da prática quando realizada em seu lar, os cuidados necessários e as melhores posturas para os praticantes que já passaram dos 60 anos. Boa leitura!

Os benefícios do yoga em casa

Uma das vantagens do yoga é que ela pode ser praticada em qualquer lugar, inclusive no conforto da sua casa. Abaixo, mostramos os benefícios dessa escolha.

Preço

Em sua casa, você não precisa se matricular nas aulas de yoga e arcar com as mensalidades. Já é um incentivo e tanto para incluir a prática na sua rotina, não é mesmo?

Tempo

Outra questão é que você faz a atividade durante o período que quiser sem precisar seguir uma turma. Também pode escolher o horário mais conveniente, ou seja, que se encaixa na sua rotina.

Falando em tempo, ao praticar yoga em casa, você também não precisa se deslocar até as aulas, fazendo seu dia render mais, com oportunidades de investir em outras tarefas, como as demais atividades físicas, cuidados com as plantas e assim por diante.

Qualidade de vida

Com a atividade, as pessoas da nova idade passam a ter ganhos em sua qualidade de vida. Isso porque ela melhora a postura, força e coordenação, trabalhando a isometria e todos os grupos musculares.

Dessa maneira, vai exercitar as articulações e manter a coluna vertebral e ossos mais sadios, prevenindo a osteoporose e, consequentemente, os riscos de fratura.

É, portanto, um exercício bastante indicado para quem tem mais de 60 anos, pois permite que a pessoa não perca sua autonomia nas atividades diárias — capacidade importante com o aumento da longevidade.

Relaxamento

O yoga também é uma aliada na saúde mental, pois trabalha a respiração e a concentração. Assim, acaba se tornando um bom remédio contra a ansiedade e o estresse. A prática proporciona bem-estar, melhora da autoestima e equilíbrio emocional. Deixa ainda o corpo e mente mais relaxados, o que ajuda a dormir melhor.

Os cuidados ao se fazer essa atividade

yoga em casa

Apesar de só termos destacado o bem que o yoga em casa vai proporcionar para sua vida, é necessário tomar algumas precauções para evitar lesões e para aproveitar ao máximo essa atividade. Acompanhe!

Utilize roupas e acessórios adequados

Por ser um exercício de alongamento, é preciso utilizar roupas leves e frescas, que permitam o movimento e não incomodem durante a prática. Um acessório importante é o tapete para yoga, que vai permitir mais conforto no momento de realizar as posturas, principalmente aquelas em que é preciso se deitar no chão.

Escolha um local adequado e tranquilo

A atividade vai trabalhar a concentração, então, nada de fazê-la em local barulhento e com pessoas passando. Escolha um ambiente silencioso e tranquilo da sua casa para poder se conectar com os movimentos. Se preferir, pode ser ao ar livre, evitando os horários mais quentes do dia.

Tenha foco na respiração

Prestar atenção na respiração é um dos pontos mais importantes da prática. Muitas pessoas ficam preocupadas apenas com as posturas. Porém, é necessário inspirar e expirar profundamente para relaxar o corpo e, desse modo, se preparar para a atividade.

Respeite os limites

Ao praticar yoga em casa, uma das precauções é sempre respeitar os próprios limites para evitar lesões e fraturas.

Sendo assim, só faça as posturas e os movimentos que conseguir. Isso porque não é uma atividade para sentir dor ou qualquer tipo de incômodo — pelo contrário, é um exercício que vai proporcionar o bem-estar na nova idade.

Cuide da alimentação

Por último, não pratique yoga após ter se alimentado. O importante é escolher alimentos de fácil digestão e dar um intervalo após a refeição para fazer a atividade para evitar qualquer desconforto.

As melhores posições de yoga para a nova idade

Ficou interessado em praticar yoga em casa? Então, veja quais são as posições mais indicadas para a nova idade.

Cobra

É uma postura que ajuda a aliviar as tensões na coluna. Para executá-la, deite-se de barriga para baixo, com as pernas esticadas e unidas e colocando a testa apoiada no chão. Deixe os joelhos firmes e apoie o peito do pé no chão.

A seguir, pressione o chão com as palmas firmes, abrindo os dedos. Levante do chão a parte do tronco até o púbis, mantendo os glúteos e coxas contraídos. Respire de forma profunda e eleve a cabeça olhando para o teto.

Cachorro olhando para cima

É uma posição que alonga pescoço, costas, quadris, glúteos e pernas. Para executá-la, deite de barriga para baixo e estique bem as pernas. Em seguida, apoie as palmas das mãos no chão de forma que estejam na altura do peito e estique os braços completamente, inspirando de forma profunda. A cabeça fica reta e os ombros relaxados na postura.

Sentada em ângulo com uma perna

É uma postura que neutraliza a coluna vertebral. Para executá-la, sente-se no tapete com as pernas paralelas na sua frente. Estenda a perna esquerda para fora e flexione o pé.

Depois, dobre o joelho direito e cruze o seu pé direito sobre a sua perna esquerda estendida. O cotovelo esquerdo empurra a parte exterior do joelho direito e a mão do lado direito é mantida no chão, ao lado do corpo.

Olhe por cima do ombro no limite permitido pelo seu pescoço. Repita posição com o outro lado do corpo.

Criança

Na postura da criança, você vai alongar os quadris, coxas e tornozelos, aliviar o estresse e o cansaço, além de combater as dores nas costas e no pescoço.

Para executá-la, o corpo fica virado de frente para o chão, em posição fetal. Os quadris e joelhos devem ficar dobrados, enquanto as canelas encostam no chão. Com sua testa também tocando o chão, você alonga a cabeça para trás ou para frente. Os braços podem ser posicionados para frente da cabeça ou para trás, junto aos pés.

Viu só como você pode melhorar a flexibilidade, realizando yoga em casa? Comece devagar, com as posturas mais simples e, em pouco tempo, você terá ganhos para o seu equilíbrio e também para a respiração, o que vai garantir seu bem-estar.

Gostou de conhecer mais sobre os benefícios dessa prática indiana? Compartilhe o post em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam a atividade!

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