Pesquisa

5 ótimos destinos de viagens para idosos que você vai adorar

viagens para idosos
03/02/2020
1 minuto de leitura

Passar muito tempo em uma mesma rotina pode ser algo que incomoda muitas pessoas. Uma alternativa para melhorar o humor, ficar longe de situações de estresse e fugir da monotonia é conhecer lugares novos. Desse modo, ver alguns destinos de viagens para idosos é uma ótima ideia se você, na nova idade, está em busca de novos ares.

Engana-se quem pensa que viajar não é coisa para quem já passou dos 60 anos. Muito pelo contrário, essa é uma fase propícia para aproveitar a vida e vivenciar novas experiências. Afinal, boa parte das suas preocupações já estão resolvidas e você pode cuidar de si mesmo com mais atenção.

Por isso, neste post, vamos mostrar os benefícios de viajar durante a nova idade, assim como daremos algumas sugestões de destinos para você se inspirar. Não perca!

Os benefícios de viajar na nova idade

Poder viajar sem se preocupar com o trabalho ou com filhos pequenos é um privilégio de quem está na nova idade. Por isso, vale a pena aproveitar as vantagens de passar um tempo conhecendo novos lugares. A seguir, listamos algumas delas!

Aumenta a qualidade de vida

Qualidade de vida nada mais é que o equilíbrio de todas as áreas, como saúde física, mental, financeira, social, entre outros aspectos. Tudo isso contribui para ficar longe do estresse, ter longevidade, prevenir doenças, cultivar bons sentimentos, superar a solidão e viver com muito mais bem-estar.

Viajar é uma maneira de buscar esse objetivo. Apesar de parecer cansativo, conhecer novos lugares, na verdade, é uma oportunidade de relaxar, pensar na vida, agradecer pelas suas conquistas, entre várias outras atitudes que contribuem para a sua felicidade.

Oportunidade de realizar sonhos

Quem nunca teve o sonho de fazer uma viagem para um determinado lugar? Certamente, em algum momento de sua vida, você já teve o desejo de visitar uma cidade ou país, mas algo o impediu — seja falta de tempo, dinheiro ou outras questões.

Agora, nessa nova fase, você pode resgatar essas vontades e concretizá-las, seja com a sua família ou amigos. Veja essa viagem como uma chance de ter mais um sonho realizado e, assim, aumentar a sua satisfação.

Chance de viver experiências inesquecíveis

Reviver boas memórias de momentos felizes é algo que enche o coração de alegria, não é mesmo? Fazer uma viagem é uma maneira de viver experiências inesquecíveis e coletar ótimas lembranças.

5 ótimos destinos de viagem para idosos

viagens para idosos

Sabendo das vantagens das viagens para idosos, nada melhor que conferir alguns dos destinos mais famosos para fazer a escolha adequada ao seu jeito de ser. A seguir, confira algumas cidades nacionais e internacionais que separamos para você!

1. Gramado

Já pensou em viver um inverno bem frio, como se estivesse em outro país? Gramado é uma das poucas cidades do Brasil que chegam a temperaturas bastante baixas, podendo nevar em alguns anos.

Além disso, o local tem inúmeras atrações turísticas que fazem com que você se sinta na Europa, por conta da arquitetura da cidade e do estilo das atividades. Chocolates artesanais, degustação de vinhos e passeios de trem são apenas alguns exemplos do que você pode realizar por lá.

O destino, que fica ao sul do Rio Grande do Sul, ainda conta com festivais, como o de Cinema e de Inverno. Sem contar que a gastronomia local tem grande influência das culturas italiana e alemã, que contribuíram muito para a formação do estado.

2. Estrada Real

A Estrada Real se trata de uma rota que liga as rodovias mais usadas durante o período colonial do Brasil. No geral, ela passa por cidades históricas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Durante o trajeto, você se depara com inúmeros monumentos históricos, sítios arqueológicos, cachoeiras e muitas paisagens da Mata Atlântica e do Cerrado.

Para realizar toda a rota, são necessários cerca de 8 dias de carro. Por isso, essa é uma viagem que merece um pouco mais de planejamento e tempo, mas que certamente vale a pena. Ao todo, existem quatro caminhos que você pode escolher, todos eles ligando um estado a outro.

3. Lisboa

E, por que não, sair do país e continuar falando o mesmo idioma? Portugal é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, principalmente por conta de suas paisagens naturais, monumentos históricos, castelos e, principalmente, sua gastronomia.

Ir a Lisboa é diversão na certa, independentemente do gosto da pessoa. Na cidade, é possível passear nos famosos bondinhos, provar os pastéis de belém e o clássico bacalhau português, assim como visitar diversos museus, capelas e palácios.

4. Holambra

Holambra é uma cidade que fica a apenas 130 quilômetros da capital de São Paulo e é conhecida como a Holanda do Brasil. Com um clima bucólico, apresenta diversos campos de flores e é uma grande produtora de plantas artesanais.

Além da sua incrível botânica, o local ainda se inspira na culinária holandesa, assim como a arquitetura e cultura do país. Impossível não se sentir bem em um lugar totalmente colorido por flores, não é mesmo?

5. Toscana

Não podíamos deixar de lado a famosa cidade italiana, conhecida pelo seu pôr do sol inesquecível. A paisagem do local também apresenta uma atmosfera bucólica, com campos abertos e um céu bem colorido.

Além disso, Toscana conta com diferentes rotas de vinho, uma culinária sem igual e vários museus espalhados pela cidade — inclusive, mantém muitas de suas construções medievais. O local ainda é considerado o berço do Renascimento — ou seja, viajar para lá é uma imersão histórica.

Os cuidados para viagens na nova idade

Antes de fazer uma viagem (e até mesmo de escolher o destino), é preciso fazer diversas considerações e providenciar alguns documentos. Primeiramente, é necessária uma porção de autoconhecimento para conseguir tomar a decisão correta do lugar que você pretende ir. Desse modo, tire um tempo de reflexão e tente decidir o que você está querendo nesse momento, se é um período para relaxar em um destino calmo ou se prefere curtir lugares mais movimentados.

A partir disso, descubra o que você precisa para viajar: quais serão as despesas em toda a viagem, o tempo de hospedagem, as passagens, a necessidade de visto e passaporte, entre outras questões.

Lembre-se também de considerar o seu bem-estar e procurar por atividades que não comprometam a sua saúde. Por exemplo, caso você tenha problemas de coluna, talvez não seja uma boa ideia optar por um destino muito longe ou de caminhadas extensas.

Por fim, como você pôde perceber, conferir os principais pontos turísticos escolhidos nas viagens para idosos é uma maneira de se motivar e começar a providenciar o passeio. Tendo em vista os benefícios dos passeios, vale a pena apostar nessa atividade para recarregar as energias.

O que achou deste texto? Aproveite para conferir também como ter bem-estar e qualidade de vida durante a nova idade!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron