Pesquisa

Saiba como tornar a viagem em família inesquecível

viagem-em-familia
21/02/2020
1 minuto de leitura

Tirar uns dias para relaxar a mente, descansar o corpo, conhecer lugares e o melhor: passar bons momentos ao lado de quem você gosta. A viagem em família pode reunir tudo isso e muito mais. Porém, é preciso fazer o planejamento para evitar imprevistos.

Isso porque, não importa qual seja o destino, é necessário acertar todos os detalhes e se preparar — principalmente em relação à documentação e às questões de saúde.

Quer conferir algumas dicas para que dê tudo certo na sua viagem ao lado de seus familiares? Então, não perca o artigo que preparamos para você. Boa leitura!

Planeje-se com antecedência

A primeira questão a ser resolvida é em qual período será realizada a viagem em família. É importante verificar a disponibilidade de todos para decidir a data com antecedência. Dessa maneira, a família consegue se programar para tirar férias e aproveitar ao máximo os dias de lazer.

Nesse momento, é necessário decidir se vocês terão o apoio de uma agência de viagem para correr atrás dos detalhes ou terá alguém que ficará com a função de fazer essas reservas.

Saiba que, o quanto antes decidirem o destino e a data, haverá mais chances de conseguirem hotéis e passagens com melhor custo-benefício. Dessa forma, dá para fazer uma viagem mais econômica.

Convoque a participação de toda a família

viagem-em-familia

Apesar da proximidade entre as pessoas de uma mesma família, é necessário considerar que cada um pode ter interesses diferentes quando o assunto é viajar. Enquanto alguns querem curtir dias mais frios, outros preferem uma cidade litorânea, por exemplo. É recomendado saber também quanto vocês estão dispostos a gastar.

Então, como a ideia é que todos aproveitem os dias de folga, nada melhor do que convocar os familiares para participar das decisões. Com tudo acertado, vocês viajam sem estresse ou aborrecimentos.

Sabemos que é difícil deixar todas as pessoas felizes com as escolhas, mas é importante se organizar de modo que a maioria dos pedidos seja atendida.

Pesquise bem as opções

Depois de decidido o tipo de destino, pesquise bem as opções de cidades ou países que podem ser interessantes para a viagem em família. Na internet, é possível encontrar informações ricas e até descobrir como foi a experiência de outros turistas nos locais em questão.

Vale também fazer uma pesquisa sobre as opções de hotéis e pousadas e as formas de se locomover na região visitada. Pode ser preciso, por exemplo, alugar um carro para ficar mais confortável explorar o destino.

Outra questão importante é saber como estará o clima no período da viagem. Imagine visitar uma praia em um mês que, comumente, só chove no local? Isso ajuda também a antecipar quais roupas será preciso colocar na bagagem para não passar muito frio ou calor demais.

Organize-se financeiramente

Todo mundo sabe que uma viagem inclui gastos — programados ou não. Além de transporte e hospedagem, há despesas com alimentação, passeios e compras. A dica é fazer um planejamento financeiro com antecedência e guardar uma quantia por mês para essa finalidade, por exemplo.

Dessa maneira, você viaja tranquilo e pode aproveitar ao máximo as visitas a exposições, monumentos e outros pontos turísticos com toda a família.

Faça um roteiro de viagem

Esqueça a história de deixar para pensar nos passeios e lugares para visitar somente quando chegar no destino. Para que tudo dê certo, é fundamental fazer um roteiro de viagem com a programação para cada dia.

Na escolha dos passeios, certifique-se de que é uma opção adequada para pessoas de todas as idades. Existem locais que exigem muito esforço físico para a visitação e, por isso, é necessário verificar os detalhes com atenção.

Caso os netos pequenos também participem, não se esqueça de incluir atividades para se divertir com eles. Não é segredo para ninguém que uma criança ficaria entediada se tivesse que visitar mais de um museu no mesmo dia, certo?

Apesar de ser uma viagem em família, é necessário respeitar o bem-estar de todos. Dessa forma, pode acontecer de um ou outro membro não querer participar da visita de algum ponto turístico. Nesse caso, é importante ser flexível para que ele possa, caso seja seu desejo, se separar do grupo em algum dia da programação.

Separe a documentação necessária

Para não ter dor de cabeça, verifique os documentos exigidos para a viagem com antecedência, principalmente em destinos internacionais, como passaporte, visto, seguro viagem e vacinas que são exigidas em alguns países.

Esteja preparado para emergências

Ninguém quer ter nenhum problema na viagem em família, mas é sempre bom se preparar para emergências. A primeira dica é separar os medicamentos de uso diário e outros que podem ser necessários, como em caso de dor de cabeça, dor nas pernas etc.

Em viagens nacionais, informe-se sobre a cobertura de seu convênio de saúde em outras cidades para que você consiga receber atendimento médico em qualquer situação. Já se você for para o exterior, a dica é sempre fazer um seguro de saúde para receber todos os cuidados em caso de acidentes ou urgências.

Registre a viagem em família

Por último, prepare-se também para fazer fotos e vídeos de todos os pontos turísticos visitados e, assim, registrar os momentos inesquecíveis ao lado de filhos, netos e de outros familiares. Dá para utilizar o próprio celular, que é bastante prático e fácil de carregar, ou ainda levar uma câmera digital.

Sabemos que essa viagem ficará para sempre na memória, mas é gostoso ter uma lembrança de cada local visitado, dos pratos que você provou e de todas as situações de descontração ao lado de quem você mais ama.

Está animado para começar a programar uma viagem em família? É uma forma de conhecer novos lugares e o melhor: ficar pertinho das pessoas queridas — afinal, com a rotina corrida por conta de tantos compromissos, muitas vezes, não passamos um tempo de qualidade com os filhos e netos.

Gostou das nossas dicas para desbravar novos destinos junto da sua família? Então, compartilhe este post com seus amigos das redes sociais para que eles também saibam como planejar um passeio inesquecível!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron