Pesquisa

Separamos uma lista com 9 atividades para avós e netos se divertirem

atividades para avós e netos: vó brincando com seu neto de pintura e de desenhar coisas abstratas
30/09/2019
3 minutos de leitura

Existe um ditado que diz que o amor dos avós é um amor dobrado. Por isso, manter uma relação próxima, especialmente com atividades para avós e netos fazerem juntos, constrói vínculos preciosos e que são benéficos tanto para a saúde física quanto para a mental.

As brincadeiras entre avós e as crianças são importantes por diversos motivos. Além de fortalecer os vínculos familiares, os avós retratam uma forma especial de amor, que é fundamental para o desenvolvimento emocional dos pequenos.

Além do mais, essa convivência é positiva para ambos os lados, especialmente para os avós, que na maioria das vezes estão em uma fase da vida em que podem aproveitar o tempo com os netos — levar para passear, brincar e curtir todos esses momentos.

Neste texto, listamos 9 atividades para avós e netos brincarem e se divertirem juntos. Continue a leitura e confira!

1. Cantar músicas de roda

As músicas de roda têm grande influência das culturas africanas, europeias e indígenas, e também fazem parte do folclore brasileiro. Essas cantigas são passadas de geração em geração e são ótimas atividades para avós e netos fazerem juntos.

Para iniciar a brincadeira, basta dar as mãos e soltar a imaginação — afinal, além de ensinar o pequeno a cantar as músicas, é possível inventar coreografias (movimentar-se, girar, mexer as mãos, os braços ou as pernas) e tentar fazer os gestos ao mesmo tempo.

Entre as cantigas mais conhecidas, estão “Atirei o pau no gato”, “O cravo e a rosa”, “A barata diz que tem” e a tradicional “Ciranda, cirandinha”.

2. Plantar mudinhas em um jardim

atividades para avós e netos: avó e neta plantando mudinhas no jardim

Cultivar uma horta ou plantar flores também são ótimas atividades para avós e netos. Essa é uma oportunidade não apenas para se divertir, mas para ensinar sobre os cuidados e o respeito com o meio ambiente. Caso você more em um apartamento, faça uma hortinha vertical ou use vasos de sacada.

Essa é uma atividade muito interessante e instrutiva, além de ser algo que o avô ou avó fará com a criança por um bom tempo, pois, após plantar a mudinha, ambos acompanharão juntos o desenvolvimento e crescimento dela.

3. Desenhar

Desenhar é uma atividade divertida e que pode ser feita sempre que as crianças estiverem em casa. Materiais como giz de cera, lápis de cor, cola colorida, glitter, papéis, cartolina e tintas são muito bem-vindos. O importante é estimular a criatividade e aproveitar a energia dos pequenos.

Uma forma de brincar com os netos é usar as mãos como pincel. Faça desenhos, junto com as crianças, usando apenas as mãos e tintas coloridas — mas se prepare: todos devem estar com roupas apropriadas para a “bagunça”.

4. Costurar com retalhos

Nessa atividade para avós e netos, a ideia é costurar peças usando retalhos. Primeiramente, escolha os tecidos. Vocês podem usar peças de roupas, cortinas, fronhas ou outros tecidos que estejam sobrando em casa.

A costura com retalhos rende peças incríveis, que podem ser usadas como colchas, tapetes para a sala ou toalha para um piquenique. Essa dica é muito interessante, pois é um objeto que os avós farão junto com a criança e ficará como lembrança afetiva para o resto da vida.

5. Fazer origamis

Os origamis são uma arte milenar japonesa que consistem em fazer dobraduras em papel para criar os mais variados animais ou objetos. Além de ser muito divertido, trabalhar com eles ajuda na coordenação motora e na concentração.

Para essa atividade, existem vários níveis de dificuldade. Por isso, escolha formatos mais simples para que avós e netos consigam participar da brincadeira.

6. Brincar de mímica

Outro exemplo de atividade para avós e netos são as mímicas. Essa brincadeira fica ainda mais divertida com várias crianças. A ideia é que uma pessoa represente, em forma de mímica, algo para o outro adivinhar.

Quem estiver analisando a mímica tem três minutos para descobrir do que se trata. Quem acertar mais, ganha o jogo. Caso a criança seja muito pequena, uma boa dica é começar imitando movimentos de rotina, como os de cuidados pessoais (escovar os dentes ou tomar banho) ou imitar animais que ela conheça.

7. Brincar de estátua

Nessa brincadeira, o adulto fica como líder, e as crianças se posicionam de frente para ele. O avô ou avó indica qual será a estátua — um cachorro, um gato, um elefante, uma galinha etc. Depois, escolhe qual é a estátua mais engraçada ou bonita.

Outra ideia é definir qual será a estátua e colocar uma música para tocar. Enquanto as crianças dançam, o líder aperta stop e todos devem parar na posição definida. Quem se mexer primeiro, perde.

Como a ideia é brincar e se divertir, o adulto pode fazer cócegas e brincadeiras que façam as crianças rirem e se mexerem.

8. Brincar de jogo da memória

O jogo da memória é uma opção de brincadeira que pode ser comprada já pronta em lojas de brinquedos ou ser feita em casa, recortando folhas com desenhos coloridos e iguais. Sobre uma mesa, coloque todas as peças viradas para baixo e movimente-as para misturar e trocá-las de lugar.

Quando o jogo começar, não se pode mais mexer nas peças. Cada jogador pode virar duas cartas por vez, prestando bem atenção em suas posições e desenhos. Enquanto as imagens forem diferentes, deve-se passar a vez. Quando forem iguais, o jogador pode recolher as peças e jogar novamente. Ganha quem acumular mais desenhos idênticos.

9. Brincar de esconde-esconde

O esconde-esconde é uma brincadeira bem antiga que acompanha várias gerações. Esse jogo é uma ótima atividade para avós e netos, pois estimula a criatividade, a paciência e a atenção, além de ser muito divertida.

Por ser muito versátil, pode ser feita dentro de casa ou do lado de fora. A ideia é uma pessoa fechar os olhos e contar até um número específico (no caso das crianças, contar até dez ou até o número que ela conheça) enquanto os outros se escondem. O jogo acaba quando todos forem encontrados.

As atividades para avós e netos fazerem juntos, sejam elas brincadeiras, passeios ou mais instrutivas, são muito positivas tanto para o adulto quanto para a criança. Aproveite estas dicas e divirta-se muito com os netos em casa!

O que você achou dessas ideias? Gostou? Então, compartilhe este texto nas redes sociais e mostre aos seus amigos a importância das brincadeiras e convivência entre avós e netos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron