Pesquisa

10 dicas para aproveitar o tempo livre na nova idade!

aproveitar o tempo livre
10/02/2020
1 minuto de leitura

Entender por que e como ter longevidade é essencial para saber como aproveitar o tempo livre e tornar o envelhecimento mais saudável e produtivo. As atividades de lazer e recreacionais tornam-se essenciais à melhora da autoestima, à preservação da autonomia e, principalmente, à socialização nesse ciclo da vida.

Nessa perspectiva, a proposta deste artigo é listar algumas atividades saudáveis e importantes para aproveitar melhor o tempo livre na nova idade. Confira, agora, os benefícios destas 10 alternativas para tornar sua rotina mais dinâmica, alegre e harmônica. Acompanhe!

1. Otimize seu tempo

Na nova idade, um dos aspectos mais relevantes é fazer um planejamento das suas atividades do dia. Manter essa tática, certamente, vai ajudá-lo a otimizar a sua rotina e tornar o seu dia mais produtivo.

Uma boa sugestão para fazer isso é utilizar uma agenda para escrever tudo o que deseja fazer e em quanto tempo almeja cumprir seus objetivos. Agindo dessa maneira, será possível controlar melhor as suas tarefas diárias, aproveitar o tempo livre e encaixar períodos de lazer e de descanso para tornar a sua rotina mais dinâmica.

2. Volte a estudar

Voltar a estudar, aprender um novo idioma e fazer cursos pela internet são excelentes maneiras de exercitar a mente e de estimular as funções orgânicas. Tais práticas também são indicadas para reduzir o senso de inutilidade e aproveitar melhor o tempo livre.

Essas estratégias são formas de aprender um pouco mais e promover a evolução da saúde emocional, mental e física. O aprendizado de algo novo exercita áreas cerebrais responsáveis pela memória e concentração e pode trazer resultados surpreendentes à trajetória de quem já alcançou a nova idade.

3. Pratique a dança
aproveitar o tempo livre

A nova idade é o período ideal para praticar e aprender algum ritmo novo, embalar o corpo, renovar a alma, oportunizar novas relações afetivas e melhorar a sociabilização. Todos esses benefícios à saúde mental e física resultam da prática da dança. Forró, ritmos sertanejos e dança de salão são excelentes atividades para se divertir, interagir socialmente e mexer o “esqueleto”.

Por isso, eleve seus pensamentos positivamente, busque coisas novas e evite associar-se com pessoas que cultivam ideias de que certas atividades não são adequadas a idosos. Muito pelo contrário, pois nessa etapa da vida é preciso aproveitar o tempo livre para inovar, ousar e tornar os dias mais felizes.

Além dos benefícios à saúde física, a dança obriga o cérebro a trabalhar de forma saudável no aprendizado e no treino de novas coreografias. Influenciam, ainda, questões como condicionamento muscular, equilíbrio, postura, coordenação motora, raciocínio, memória e concentração.

4. Invista no empreendedorismo

Na nova idade, um dos aspectos que mais geram preocupação é encontrar formas de preencher o tempo livre com algo útil, benéfico e que seja atrativo economicamente. Nessa perspectiva, o empreendedorismo na nova idade é uma excelente opção, pois ainda ajuda a equilibrar o orçamento e a elevar a autonomia e a independência.

Considerando o momento econômico atual, investir em um novo negócio pode trazer resultados muito positivos e assegurar maior estabilidade financeira.

5. Aprenda um novo esporte

Com o passar dos anos, o processo natural de envelhecimento faz com que o corpo humano tenha algumas de suas funções reduzidas. Com isso, a capacidade de equilíbrio, resistência, força, mobilidade e condicionamento físico não são mais os mesmos. Por essas razões, muitas pessoas pensam que devem diminuir o esforço e não fazer atividade física.

O maior problema em adotar essa postura é o risco de sedentarismo na nova idade. Logo, o ideal é buscar alternativas que estimulem a movimentação do corpo para reduzir os prejuízos e minimizar o surgimento de doenças. Nessas circunstâncias, aprender um novo esporte pode ajudar bastante. No entanto, deve-se respeitar as limitações do corpo para que essa prática seja bem prazerosa e saudável.

6. Viaje mais

Um modelo de lazer que tem ganhado cada vez a preferência das pessoas da nova idade é o turismo. Com o aumento da expectativa de vida, as agências têm investido nesse grupo e oferecido muitas ofertas e pacotes especiais focados nessa faixa etária.

Muitas pessoas com mais de 60 anos viajam até mesmo sozinhas, o que reflete o aumento da independência e da autonomia de quem já alcançou a nova idade.

7. Estimule sua criatividade

Independentemente da idade, estimular a memória e a criatividade traz excelentes ganhos. Mas, na nova idade, estar envolvido com algo criativo simboliza melhoria tanto no aspecto cognitivo quanto no emocional e físico. Dedicar-se à Arte e desenvolver habilidades como música, dança, pintura e desenho, por exemplo, são formas saudáveis de aproveitar o tempo livre e melhorar a saúde.

8. Dedique tempo aos netos

Poucas coisas na vida trazem tanto bem-estar, harmonia e equilíbrio como o convívio saudável com os familiares, não é mesmo? Entretanto, devido aos novos costumes da contemporaneidade, é difícil separar tempo para curtir filhos e netos.

Experimente, então, reservar alguns horários na semana para fazer artesanato com os netos, levá-los ao cinema, shopping, passear em um parque ou curtir a natureza em atividades divertidas e saudáveis.

9. Participe de grupos de leitura

Para quem ama leitura, não há idade para mergulhar de corpo e alma nessa atividade agradável e prazerosa. Participe de clubes do livro e discuta sobre algumas obras de sua preferência.

Interaja com outras pessoas de sua faixa etária ou até mesmo com os mais jovens. Aproveite essa oportunidade para trocar experiências, conhecer novas pessoas e compartilhar seus conhecimentos.

10. Pratique jardinagem

Uma das melhores indicações para aproveitar o tempo livre é cultivar plantas e flores. Dedicar-se à jardinagem promove o contato com a natureza. Essa prática tem finalidade terapêutica, pois ensina a importância da persistência, da dedicação e da paciência para atingir os objetivos mais importantes.

Portanto, há diferentes atividades para aproveitar o tempo livre na nova idade. Tais práticas resultam em importantes diferenciais, como o engajamento social, o combate à depressão e a melhora das relações familiares, por exemplo. Possibilitam, ainda, o fortalecimento da defesa imune e o aumento da autoestima e da autonomia.

Agora é com você: quer ainda mais sugestões para viver melhor? Assine no Nova Idade e receba os nossos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron