Pesquisa

7 dicas para curtir e aproveitar a aposentadoria

aproveitar a aposentadoria
04/03/2020
1 minuto de leitura

Saber como aproveitar a aposentadoria nem sempre é tarefa fácil para algumas pessoas. A questão é que essa fase pode trazer duas sensações: o alívio de não precisar mais trabalhar e poder desfrutar esse tempo com outras atividades ou a ansiedade de não ter mais determinadas tarefas para realizar diariamente.

Independentemente de com qual grupo você se identifica, é possível curtir muito a nova idade e apostar em experiências enriquecedoras. Neste conteúdo, vamos dar algumas sugestões do que fazer após a aposentadoria e ter mais qualidade de vida. Descubra!

Como planejar a aposentadoria com antecedência

Muitas pessoas preferem já ter noção do que vão fazer quando chegar o momento de se aposentarem. Algumas planejam se mudar para uma determinada cidade, outras querem se inscrever em cursos ou até mesmo voltar a estudar, enquanto há aquelas que têm em mente algum projeto de empreendedorismo.

A verdade é que existe uma infinidade de atividades que você pode fazer depois da aposentadoria e, quando elas são planejadas com antecedência, é possível tirar ainda mais proveito do momento ou providenciar o que é necessário para atender às suas expectativas.

Por isso, caso você tenha interesse em planejar o que fazer depois que não precisar mais trabalhar diariamente, é importante refletir sobre as suas preferências ou pensar em algo que sempre quis fazer, mas nunca teve tempo ou dinheiro o suficiente.

A partir disso, comece a pesquisar mais sobre o assunto e descubra o que você precisa antecipar para garantir que o seu sonho possa ser realizado. Caso seja necessário adotar um planejamento financeiro mais específico, trace metas para que você possa, aos poucos, preparar a sua vida para se aposentar.

7 dicas para aproveitar a aposentadoria

aproveitar a aposentadoria

O mais importante nessa fase é aproveitar o máximo possível da sua vida. Por isso, selecionamos algumas atividades que podem despertar interesse em você. Confira, a seguir, algumas delas e se inspire!

1. Aprenda algo novo

Exercitar o cérebro é sempre algo muito prazeroso. Uma das maneiras de fazer isso é aprendendo uma nova atividade. Como visto, existem pessoas que optam por voltar aos estudos durante a nova idade para conhecer algum tema que, anteriormente, não teve a oportunidade de estudar.

Contudo, para aprender algo novo não é necessário ir à escola. Você pode, por exemplo, procurar workshops e cursos rápidos para ter um hobby, aprofundar os seus conhecimentos sobre um assunto específico, desenvolver novas habilidades, entre outras possibilidades.

Sendo assim, esteja sempre aberto e atento aos anúncios de novos cursos ou peça para um conhecido ensinar algo a você. Aprender a usar recursos digitais, tocar um instrumento, fazer artesanato, entre várias outras, são algumas das atividades mais procuradas na nova idade.

2. Pratique uma atividade física

São inúmeros os benefícios da prática regular de atividade física no dia a dia. Além de contribuir para a saúde do corpo, isso ajuda a estimular a saúde mental e a aumentar a disposição para realizar as tarefas do cotidiano.

Entre as vantagens de realizar uma atividade física durante a nova idade, podemos citar:

  • redução da gordura corporal;
  • treino de força e flexibilidade;
  • diminuição da propensão de doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes tipo II, colesterol, entre outras;
  • prevenção de problemas cardiovasculares;
  • manutenção do humor;
  • regulação do funcionamento do intestino;
  • promoção da independência e da sensação de bem-estar.

3. Faça novas amizades

Esse também pode ser um ótimo momento para ampliar o seu ciclo social. Além disso, conhecer novas pessoas e estar em contato com diversas personalidades ajuda a diminuir o sentimento de solidão, que pode ser causado fora do ambiente de trabalho.

Fazer amizades ainda ajuda a descobrir novos interesses, oportunidades e atividades que ocupem o seu tempo livre e façam com que você sinta mais motivação e animação no dia a dia. Sem contar que é uma chance imperdível de conversar e dar ótimas risadas, não é mesmo?

4. Viaje para novos lugares

Outro dos maiores interesses das pessoas ao se aposentar é o de conhecer lugares novos. Uma das principais vantagens da aposentadoria é o tempo livre que pode ser aproveitado para vivenciar novas experiências.

Além disso, existe uma lei (nº 10.741/2003) prevista no Estatuto do Idoso que dispõe de viagens interestaduais gratuitas para pessoas acima de 60 anos que apresentam renda menor ou igual a dois salários mínimos. Isso contribui para economizar nos custos da viagem e permite conhecer diversos pontos turísticos do país.

5. Faça trabalho voluntário

Realizar trabalho voluntário é algo que proporciona muito prazer em diversas pessoas, justamente pelo fato de saber que está fazendo a diferença na vida de alguém. Agora, com mais tempo livre, é possível se associar a grupos e ONGs de seu interesse que fazem essas atividades e ajudar mais gente a ter bem-estar e qualidade de vida.

6. Exercite sua mente

Outra maneira de aproveitar a aposentadoria é estimulando o órgão mais complexo de seu corpo. Procurar exercícios de lógica e de memória, assim como se manter socialmente ativo, são algumas das maneiras de exercitar a sua mente e evitar problemas futuros.

Cultivar hábitos saudáveis no seu cotidiano também é fundamental para manter a saúde mental. Desse modo, busque sempre realizar o check up médico, faça exercícios físicos, aposte em uma alimentação equilibrada e evite o consumo excessivo de álcool e cigarro.

7. Passe tempo com a família

Por fim, o convívio familiar é outra das maiores vantagens que a aposentadoria pode trazer. Com mais tempo disponível, é possível dar a devida atenção aos seus filhos, netos e, quem sabe, bisnetos. Desfrute desse momento para curtir bons momentos reunidos com a família e promover ótimas lembranças dessa fase.

Viu só como é possível aproveitar a aposentadoria para fazer aquilo que você sempre quis, mas não teve tempo o suficiente? Deixe as ideias surgirem e curta essa nova fase da melhor maneira possível: em boas companhias, com hábitos saudáveis e com toda a disposição que a nova idade pode proporcionar.

O que achou dessas dicas? Não deixe de compartilhá-las nas suas redes sociais para que os seus amigos também se inspirem nelas para aproveitar a aposentadoria com muito mais qualidade de vida!

Planejamento financeiroPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Tags: , ,

Compartilhe:

“A Nova Idade não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. A Nova Idade repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron