Pesquisa

Descubra o que a tontura e mal-estar podem significar e cuide-se

tontura e mal estar
06/01/2020
1 minuto de leitura

Tontura e mal-estar são sintomas de diversas doenças com significados diferentes. No entanto, independentemente da causa, quando acontecem com muita frequência, esses problemas podem causar desconfortos e afetar a qualidade de vida de quem chegou à nova idade.

Geralmente, a tontura vem associada a outros sintomas, como enjoo, vertigem e falta de equilíbrio. Para pessoas com mais de 60 anos, esses problemas são ainda maiores, pois podem causar quedas ou indicar outras doenças mais graves.

Por isso, é muito importante procurar um médico para ter um diagnóstico correto e saber o que a tontura significa. Para ajudar você a ter mais informação sobre esse tema, selecionamos as principais causas para a tontura e mal-estar. Continue a leitura e confira!

Labirintite

A labirintite é uma infecção no ouvido que afeta uma região interna chamada de labirinto e outras estruturas que são responsáveis pelo equilíbrio e audição. Essa doença causa náusea, tontura e mal-estar, vertigens, dor de cabeça, zumbido, vômito e perda auditiva.

Além disso, a labirintite também provoca tontura mesmo quando se está deitado e costuma piorar com a movimentação da cabeça. Apesar de não ser uma doença considerada grave é preciso ter cuidado porque essa condição pode ser causada por bactérias, vírus, alergias, traumas e, até mesmo, devido ao diabetes. Por essa razão, é imperioso procurar um médico para ter um diagnóstico e o tratamento adequado.

Esse problema é ainda mais comum em pessoas com mais de 60 anos, especialmente quando existe um histórico de infecções respiratórias. Em vista disso, os cuidados com a saúde na terceira idade são muito importantes.

Alterações da pressão arterial

Tontura e mal-estar podem ser causados tanto pela pressão alta, quanto pela pressão baixa. Entretanto, esses sintomas são mais comuns quando a pressão está abaixo do ideal.

Além da tontura, a queda na pressão também causa fraqueza, dor de cabeça, sono e visão turva. Contudo, é preciso ficar atento, pois os sintomas das alterações da pressão arterial são parecidos e podem ser confundidos.

Assim, a única forma de diferenciá-los é medindo a pressão e também pelo diagnóstico médico, por meio de exames e avaliações clínicas.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é caracterizada pela queda da taxa de açúcar no sangue — situação muito comum em pessoas que têm diabetes, em especial quando o tratamento não é feito corretamente. Essa condição causa tontura e mal-estar, além de tremores, fraqueza, suor frio e sensação de queda.

Assim sendo, é preciso estar atento caso o sintoma de tontura esteja associado aos outros citados. Lembrando que o açúcar é a principal fonte de energia do corpo e, sem ele, todo o funcionamento do organismo é afetado. Dessa forma, é essencial ter um acompanhamento médico e, principalmente, um estilo de vida adequado, com uma alimentação saudável e equilibrada.

Hipotensão ortostática

Outra condição que também causa tontura e mal-estar é a hipotensão ortostática, que é causada por problemas na pressão arterial. As pessoas da nova idade precisam ficar alertas, visto que essa condição é mais comum após os 60 anos.

Com o passar do tempo, os vasos sanguíneos perdem a sua elasticidade, ficando mais rígidos. Quando a pessoa muda de posição de maneira muito rápida, eles não conseguem adequar a pressão, causando a queda da pressão arterial.

Além da tontura, a hipotensão ortostática provoca dores de cabeça, sensação de desmaio, visão escurecendo e também palidez e batimentos cardíacos acelerados. O grande risco dessa condição, especialmente para as pessoas da nova idade, é que ela pode ocasionar quedas.

Esse problema é muito confundido com a labirintite e, por isso, precisa ser diagnosticado por um médico especialista.

Problemas no coração

tontura e mal estar

Os problemas no coração, devido à dificuldade em bombear o sangue para o corpo, causam tontura e mal-estar. Todavia, além desses, outros sinais também podem se manifestar, como falta de ar, inchaço nas pernas e dor no peito — esses sintomas variam de acordo com a doença ou condição.

Na presença desses sinais, é preciso consultar um médico cardiologista para fazer os exames adequados e identificar qual o problema e o melhor tratamento. Ter esses cuidados é fundamental para garantir o bem-estar na nova idade.

Anemia

A anemia é um problema causado quando a quantidade de hemoglobina no sangue diminui de forma muito drástica. A hemoglobina é a responsável por levar o oxigênio a diversas partes do corpo.

Com isso, é comum que a pessoa sinta tontura e mal-estar, palidez, cansaço e fraqueza. É preciso ficar alerta com esse problema, pois a anemia pode ser causada por deficiência de ferro, de vitamina B-12, de ácido fólico, doenças hepáticas e renais entre muitas outras condições.

Portanto, é preciso ir ao médico para fazer os exames certos e identificar a causa da anemia para que ela possa ser tratada corretamente.

Fatores psicológicos

Tontura e mal-estar também podem estar associados a fatores emocionais como o estresse e ansiedade. Certas alterações psicológicas, como a depressão na nova idade, tendem a desencadear episódios de pânico e respirações irregulares, que provocam tontura, falta de ar, tremores e formigamento nas mãos e nos pés.

Quando a tontura for associada a algumas dessas manifestações, é preciso considerar como anda a saúde emocional. Ao sentir qualquer sintoma de sofrimento psicológico, buscar ajuda profissional torna-se essencial — de um médico psiquiatra ou psicólogo. Nunca tente lidar com isso sozinho.

Como vimos, tontura e mal-estar podem ser causados por várias doenças e condições diferentes. Por esse motivo, a melhor forma de saber o que está desencadeando esse desconforto e por que ele está acontecendo é por meio do auxílio médico.

Esses sintomas, especialmente quando associados a dores de cabeça, enjoos e vômitos, podem indicar doenças mais sérias e não devem ser deixadas de lado. Assim, caso você os sinta esses problemas no seu dia a dia, não arrisque: procure seu médico de confiança para ter um diagnóstico certo.

E então, gostou do texto? Como mencionamos, cuidar da saúde é muito importante, especialmente para prevenir problemas. Para se informar mais sobre esse tema, leia nosso artigo sobre a importância de adotar políticas de prevenção de quedas na nova idade!

Powered by Rock Convert

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron