Pesquisa

Saúde dos olhos: os principais cuidados que você deve adotar

saúde dos olhos
10/04/2020
1 minuto de leitura

A saúde dos olhos é algo que requer bastante atenção das pessoas, principalmente daquelas que já alcançaram a nova idade. Isso porque, ao longo dos anos, a qualidade da visão vai se perdendo e, com isso, é mais propício o aparecimento de doenças oculares.

Portanto, para evitar surpresas indesejáveis, é preciso que tenha uma atenção redobrada com a sua visão. Quer entender melhor sobre os principais cuidados que se deve ter com a saúde dos olhos? Então, continue a leitura do artigo e não perca as dicas que temos para você!

As principais doenças que ameaçam a saúde dos olhos na nova idade

Na nova idade, é comum o nosso corpo começar apresentar falhas. Começam a surgir alguns sintomas que não eram comuns no dia a dia das pessoas — e alguns deles são resultado das enfermidades que afetam a saúde dos olhos.

Listamos algumas dessas doenças a seguir. Entenda mais sobre elas!

Glaucoma

Essa enfermidade é causada pelo aumento da pressão ocular, na qual se tem uma lesão no nervo óptico. O grande perigo, nesse caso, é o fato de ela ser silenciosa — ou seja, geralmente, a pessoa não apresenta sintomas quando está com glaucoma. Entretanto, ao longo dos anos, é possível perceber a perda da visão periférica (lateral), de forma gradual.

Catarata

A catarata é um dos grandes problemas de visão das pessoas com mais de 60 anos. Isso porque ela tende a ser o principal fator que causa cegueira irreversível na população. Entre os seus sintomas está o aumento da perda da transparência da região interna do olho, conhecida como cristalino.

Retinopatia diabética

Essa enfermidade é causada pelo diabetes, na qual a glicose em excesso danifica os vasos de sangue que estão dentro da retina (parte traseira do olho). Entre os sintomas estão: borrões na vista, dificuldade na diferenciação das cores e visão escura.

Síndrome do olho seco

Essa síndrome afeta, geralmente, as mulheres com mais de 60 anos. Nessa condição, as lágrimas não geram umidade suficiente para a região ocular. Com isso, acontece a irritação, vermelhidão e ressecamento do olho. Além disso, é muito comum a sensação de que tem um corpo estranho na visão.

Presbiopia

Na presbiopia, a pessoa tende a desenvolver uma disfunção do foco da vista. Isso quer dizer que os olhos não enxergam direito de perto, pois o que se tem é um borrão em vez de imagens nítidas. Essa é uma doença que afeta as pessoas da nova idade, estando ligada diretamente ao envelhecimento ocular.

7 principais cuidados para a saúde dos olhos

Para evitar as enfermidades que citamos no tópico anterior, você pode adotar estes 7 principais cuidados que vão ajudar a manter a saúde dos olhos em dia. Confira!

1. Mantenha a saúde em dia

Quem tem problema de diabetes e pressão alta, por exemplo, deve consultar o oftalmologista regularmente. Isso porque doenças como essas são grande causadoras de problemas na vista. Na consulta, não se esqueça de informar os remédios que utiliza no dia a dia, visto que algumas composições desses medicamentos podem alterar a forma como se enxerga.

2. Faça manutenções regulares nos óculos

Os óculos são peças fundamentais para quem deseja ter uma boa saúdes dos olhos. Por isso, é importante fazer a manutenção deles regularmente. Isso quer dizer que é preciso consultar o oftalmologista, de forma periódica, para saber se é necessário mudar o grau da armação utilizada.

3. Faça atividades físicas

Controlar o peso é outro ponto que não pode ser deixado de lado. Isso porque o sobrepeso aumenta a probabilidade de adquirir algumas enfermidades, como o diabetes, que prejudica a visão. Dessa forma, o mais indicado é procurar o acompanhamento de um médico, para saber se você tem condições de realizar atividades físicas e cuidar mais de perto dessa questão.

4. Mantenha uma alimentação saudável

saúde dos olhos

Ter cuidados com a alimentação deve ser um dos seus objetivos de vida para cuidar dos olhos. Uma boa dica é fazer a ingestão de cenoura, abóbora, mamão e outros alimentos de tons alaranjados, visto que eles têm muita vitamina A e betacaroteno. Salmão, sardinha, ovo, couve, alho e cebola também contêm todos os nutrientes necessários para uma visão melhor.

5. Não use colírios sem orientação médica

É notório que os colírios são essenciais para combater diversas doenças oculares. Entretanto, antes de fazer uso desse tipo de medicamento, é essencial consultar um oftalmologista para receber as orientações necessárias, visto que o uso indiscriminado desses remédios pode agravar os problemas da visão, como aumentar a pressão dos olhos. Lembre-se sempre dos perigos da automedicação!

6. Não se exponha ao sol sem proteção

Nossos olhos são partes muito sensíveis do nosso corpo e sua exposição direta aos raios solares pode prejudicar a saúde ocular, além de causar algumas doenças nessa região. Por isso, antes de se expor à radiação solar, use óculos de sol que tenha proteção ultravioleta em suas lentes.

7. Cuidado com quedas

A prevenção de quedas é outro ponto que requer bastante atenção, principalmente das pessoas com mais de 60 anos. Dependendo da como o indivíduo caia, a visão pode ser prejudicada de forma irreversível.

Os exames indispensáveis para checar a saúde dos olhos

A saúde dos olhos é algo que não podemos descuidar em qualquer que seja a fase da nossa vida. Tendo isso em mente, veja, a seguir, quais são os exames indispensáveis para a população, por meio da medicina preventiva.

Acuidade visual

A acuidade visual tem por objetivo saber se a pessoa consegue ver os objetos, palavras e símbolos de forma clara. O exame é feito a partir de uma distância estabelecida pelo médico.

Análise de camadas de fibras nervosas

Esse exame também é chamado de análise computadorizada da papila. Ele é solicitado quando o oftalmologista suspeita que o paciente tenha algum dano nas fibras nervosa do olho, o que pode causar doenças como glaucoma.

Biomicroscopia

A biomicroscopia é realizada para que seja investigado se a pessoa tem alguma doença nos olhos. Nesse sentido, o médico verifica os detalhes do nervo óptico, córnea e células oculares. 

Mapeamento de retina

O mapeamento da retina deve ser realizado anualmente, para que sejam identificados possíveis problemas nessa região. Isso porque as enfermidades nesse local só aparecem quando estão em estágio avançado.

A saúde dos olhos é algo que não podemos deixar de lado, pois existem doenças que surgem sem deixar sintomas. Por isso, é fundamental que todas as pessoas, em especial aquelas que tem mais de 60 anos, busquem uma alimentação saudável e realizem os exames oculares periodicamente. Dessa forma, é possível evitar algumas enfermidades, além de garantir o seu bem-estar e longevidade.

Gostou do artigo? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber as atualizações no blog em seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Tags: , , ,

Compartilhe:

“A Nova Idade não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos frequentadores do portal. A Nova Idade repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso.”

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron