Pesquisa

Anda sem sono? Conheça 5 dicas de como dormir melhor

como dormir melhor: senhora despertando em sua cama pela manhã
27/09/2019
3 minutos de leitura

Você não aguenta mais acordar já se sentindo cansado e passar o dia sem energia? Saber como dormir melhor é fundamental para evitar essa sensação e ter mais disposição no seu dia a dia.

Ao contrário do que muitos pensam, dormir melhor não significa exatamente repousar por mais tempo. Cada organismo tem uma média de horas de sono para se sentir renovado e voltar a executar suas funções com excelência no próximo dia.

Por isso, descobrir o seu funcionamento e seguir algumas dicas para dormir melhor pode fazer com que o seu dia a dia seja muito mais produtivo. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

A qualidade do sono e a vida saudável

Você já deve ter notado que, quando dorme mal, o seu humor e a sua concentração caem bastante. As horas dormidas fazem parte do tempo que o seu organismo leva para regular as suas atividades.

Por essa razão, ao ter um sono de baixa qualidade, as suas funções vitais não recebem a devida manutenção, o que pode acarretar diversos problemas para a sua saúde, especialmente relacionados aos sistemas nervoso e cognitivo.

Para solucionar corretamente essa situação, é preciso descobrir a raiz do problema. As causas da baixa qualidade no sono são inúmeras. Atualmente, as mais frequentes são o excesso de preocupações, a rotina atribulada, ansiedade e problemas hormonais.

Os 5 passos para entender como dormir melhor

como dormir melhor: senhora feliz ao despertar

Como visto, é possível tomar algumas atitudes para ter um sono de melhor qualidade e, consequentemente, ter mais disposição. No entanto, caso a dificuldade de dormir se prolongue por muitas semanas, é importante procurar ajuda médica.

A seguir, confira algumas dicas para melhorar o seu momento de descanso!

1. Ajuste o colchão e os travesseiros

O primeiro passo para garantir um bom sono é priorizar o conforto. Sendo assim, busque ter o colchão e um ou mais travesseiros adaptados às suas necessidades. Para isso, identifique as suas preferências, como se você se sente mais relaxado após dormir em um colchão mais firme ou se prefere travesseiros mais altos, entre outros pontos.

O interessante é se certificar de que a sua coluna está devidamente alinhada e de que não há perigo de lesões ou complicações na postura por conta da posição e dos acessórios que você usa para dormir. Isso também é fundamental para uma boa noite de sono.

2. Reduza a ansiedade com chás

Tendo em vista que a ansiedade é uma das causas principais das dificuldades de sono, nada melhor do que amenizá-la — principalmente durante as últimas horas do dia. Para isso, você pode apostar nos chás tranquilizantes, como camomila, lavanda ou flor de maracujá. Eles são ótimos para deixar o seu corpo e a sua mente mais relaxados. Caso os produtos naturais não sejam eficientes, procure orientação médica.

3. Buscar locais tranquilos e com a iluminação regulada

A tranquilidade do ambiente é outro ponto crucial, que influencia diretamente o seu relaxamento e descanso. Por esse motivo, busque sempre fazer com que o clima na sua casa esteja mais calmo nas horas que antecedem a ida para a cama.

Além disso, a quantidade de luz que entra no seu quarto precisa ser regulada. Ambientes com pouca ou nenhuma iluminação favorecem a produção de um hormônio chamado melatonina, que o cérebro produz naturalmente para causar o sono nas pessoas.

4. Evite telas e luz artificial

Pelo mesmo motivo que acabamos de comentar, as telas de celulares, tablets, computadores e televisores também são um problema — afinal, elas emitem uma luz artificial que, além de cansar a vista, atrapalha o sono.

Por isso, procure se desconectar pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Assim, é possível se sentir mais relaxado e pronto para encarar várias horas de um sono de qualidade.

5. Crie uma rotina

Deitar-se sempre no mesmo horário é outra maneira de regular o seu organismo para que ele se acostume com uma rotina, sendo mais natural e fácil para pegar no sono. Desse modo, estabeleça um horário fixo para começar o processo de ir dormir e faça o possível para repetir esse padrão diariamente.

Em pouco tempo, é possível notar um avanço na qualidade do seu sono após seguir uma rotina com procedimentos saudáveis e que favorecem naturalmente a sonolência. Dessa maneira, você dormirá por muitas horas seguidas.

Os benefícios do sono regulado

Vimos a importância de ter um sono bem regulado, mas ainda não falamos sobre os benefícios que essa prática gera. Conheça a seguir algumas das vantagens de dormir bem!

Melhora o humor

A falta de sono provoca grandes alterações no humor. Isso acaba favorecendo o estresse no dia a dia e, consequentemente, abre portas para outros problemas que podem atrapalhar ainda mais o seu sono, como a insônia e a ansiedade.

Contudo, ao garantir que o seu sono está devidamente regulado, você consegue manter o seu humor em níveis constantes e evitar problemas que atrapalham o seu bem-estar.

Estimula a cognição e memória

O cérebro só consegue trabalhar bem depois de receber a sua devida manutenção. Como vimos, isso ocorre durante as horas em que dormimos. Dessa maneira, quando prezamos por uma rotina de sono, a nossa capacidade de aprendizado fica mais ativa, assim como a nossa memória.

Tem um efeito rejuvenescedor

Uma das consequências das noites mal dormidas é a fraqueza nas unhas, nos cabelos e até mesmo na pele. Com um sono regulado, todas essas células ficam com uma melhor aparência.

Assim, além de perder aquelas indesejadas olheiras arroxeadas, o seu organismo ainda produz melatonina, que também é responsável por prevenir o envelhecimento. Como resultado, as linhas de expressão e as rugas são menos frequentes.

Viu só como dormir melhor é extremamente importante no seu dia a dia? Por isso, não perca tempo e busque já regular as suas horas de sono e seguir os passos que listamos aqui para ter uma noite bem dormida. Lembre-se sempre que se os problemas persistirem, é ideal procurar um médico.

Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e receba diretamente na sua caixa de e-mails mais conteúdos como este!

Powered by Rock Convert

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron