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7 dicas para você saber como cuidar da pressão alta

como cuidar da pressão alta
10/01/2020
1 minuto de leitura

A hipertensão arterial, conhecida popularmente por pressão alta, é uma condição que atinge cerca de 25% da população brasileira — e as pessoas com mais de 60 anos são as mais afetadas. Por isso, é muito importante prevenir e entender como cuidar desse problema.

Muitas pessoas vivem com essa doença sem saber, pois ela não apresenta nenhum sintoma no início — o que a torna ainda mais perigosa. O aumento da pressão é um indicativo de que algo está errado no sistema cardiovascular e precisa de cuidados.

Nesse sentido, mesmo sendo uma doença que ainda não tem cura, com os cuidados certos e um estilo de vida saudável é possível cuidar da pressão alta e controlá-la. Neste texto, separamos 7 dicas que vão ajudar. Confira!

1. Fazer check ups constantes

como cuidar da pressão alta

Um dos principais cuidados com a pressão alta é ir ao médico regularmente. Fazer exames de rotina é essencial para o controle do colesterol, que pode causar diversos problemas no coração, e também de vitaminas importantes, como o magnésio.

A falta dessa vitamina no organismo deixa os músculos e os vasos sanguíneos mais rígidos, dificultando a passagem do sangue e causando o aumento da pressão. Além disso, nos check ups de rotina, o médico pode identificar e tratar outros problemas que também causam hipertensão, como o diabetes e o hipotireoidismo.

Assim, quem sofre com pressão alta precisa manter as consultas em dia e, principalmente, seguir à risca as orientações médicas.

2. Perder peso

O excesso de peso também contribui para o aumento da pressão, já que o sobrepeso acaba sobrecarregando o coração — que, consequentemente, precisa se esforçar ainda mais para bombear o sangue para o restante do corpo. Isso vale também para o excesso de gordura corporal.

Por essa razão, manter um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos, é uma ótima forma de controlar essa doença. Afinal, mesmo uma pequena redução de peso pode ajudar a normalizar os níveis da pressão arterial.

3. Ter uma dieta equilibrada

Como dito, a perda de peso é um dos principais passos no processo de como cuidar da pressão alta. Para isso, ter uma alimentação saudável é primordial, visto que aquilo que comemos reflete diretamente no equilíbrio ou no aumento da pressão.

O excesso de sal é um dos principais causadores da hipertensão. Dessa forma, quem tem pressão alta precisa tomar cuidado ao preparar os alimentos — especialmente evitar produtos em conserva, salgadinhos, embutidos, alimentos processados, biscoitos recheados, refrigerantes e temperos prontos.

No entanto, nem sempre essas mudanças são fáceis. Afinal ninguém gosta de comer um alimento sem gosto, não é mesmo? Mas, na verdade, o sal não é o único elemento que pode deixar a comida mais saborosa. Você pode investir em outros temperos, como: cebola, alho, pimenta, salsa, orégano, louro, açafrão, alecrim, entre muitos outros.

Além do mais, é indispensável investir em uma dieta balanceada, formada por frutas, verduras, legumes, cerais e carnes magras, como peixes e frango. Isso não significa que você não pode mais consumir carnes vermelhas. Nada precisa ser feito de maneira tão radical. O ideal é usar a moderação no momento da escolha.

Outro detalhe importante sobre como cuidar da pressão alta é ler os rótulos de alimentos. Nesses produtos, o sal pode vir descrito como sódio, glutamato monossódico ou cloreto de sódio. Assim, quem é hipertenso deve, preferencialmente, substituir por opções mais saudáveis.

4. Evitar o consumo de álcool e cigarro

O consumo de cigarros e bebidas alcoólicas também dificultam os cuidados com a pressão. Lembrando que, quando falamos em bebidas alcoólicas, o problema está no excesso. Nesses casos, além de contribuir para o aumento da pressão, a bebida também pode causar resistência aos medicamentos, danos no fígado, cérebro e no coração.

Já no caso do cigarro, o problema é um pouco mais grave. O fumo é um dos principais fatores de risco da hipertensão. As substâncias presentes nele provocam o endurecimento das artérias do coração, dificultando a passagem do sangue.

Por esse motivo, para controlar a pressão, é preciso parar de fumar. Converse com seu médico e veja quais são as melhores formas de abandonar essa prática de maneira saudável e sem sofrimentos.

5. Pratique atividades físicas

Fazer exercícios regularmente contribui não penas para manter o peso, mas principalmente para melhorar a saúde do coração e de todo o organismo. Durante as atividades físicas, o corpo produz substâncias relaxantes que ajudam a reduzir a pressão arterial.

Exercícios aeróbicos são os mais recomendados nesse caso, uma vez que melhoram todo o sistema pulmonar e circulatório. No entanto, tome cuidado com exageros: o esforço excessivo pode fazer com que a pressão suba inesperadamente.

Assim sendo, respeite os seus limites e sempre siga as orientações do seu médico. Comece devagar, fazendo exercícios de 15 a 20 minutos por dia. Conforme seu corpo for pegando resistência, você pode aumentar o ritmo. O menor estímulo já é muito benéfico para melhorar sua saúde.

6. Fuja do estresse e da ansiedade

A ansiedade e o estresse geralmente surgem como uma resposta a certos momentos de sobrecargas emocionais, contribuindo para o aumento da pressão arterial e também de outras doenças do coração. Nem sempre é fácil evitar esses sentimentos — porém, procure investir mais no seu bem-estar: durma bem, pratique atividades físicas e priorize aquelas que proporcionem mais prazer.

Essa dica é essencial para aprender a como cuidar da pressão alta, especialmente para quem busca ter mais bem-estar na nova idade. Investir em atividades prazerosas, seja um passeio, artesanato ou outras atividades em grupo, é muito importante para preservar a saúde emocional e, consequentemente, manter a pressão sob controle.

7. Monitore sua pressão

Por fim, para entender como cuidar da pressão alta, é preciso monitorá-la regularmente. Apesar de essa doença não ter cura, ela pode ser controlada por meio da leitura da pressão arterial.

Para fazer a medição em casa, existem aparelhos específicos que podem ser colocados no pulso ou no braço. Todavia, alguns passos são importantes para que o processo se realize da maneira certa. Veja:

  • faça a medição de manhã, em jejum e antes de tomar qualquer medicação;
  • não tome café, refrigerantes ou bebidas alcoólicas antes da medição;
  • faça-a estando sentado;
  • apoie o braço e deixe-o na altura do coração;
  • não faça exercícios antes da medição;
  • respire normalmente;
  • evite falar durante o processo;
  • não cruze as pernas.

Fazer essa medição em casa é uma forma de saber como está a pressão e evitar uma possível crise. Contudo, o diagnóstico da hipertensão deve ser feito por um médico, mediante a confirmação de exames.

Se você já tem o diagnóstico de hipertensão ou desconfia do problema, comece já a entender como cuidar da pressão alta. Seguindo essas dicas, você conseguirá mantê-la sob controle e ter muito mais qualidade de vida e longevidade.

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