Pesquisa

Saiba mais sobre a importância de um check up médico e quando realizá-lo

20/12/2019
1 minuto de leitura

Apesar de muitas pessoas ainda negligenciarem o check up médico, ele é importante para fazer um acompanhamento do seu estado de saúde, ajudar a prevenir doenças e identificar complicações mais rapidamente, potencializando as chances de tratamento e cura.

O check up médico é realizado por meio de uma série de exames recomendados por um clínico geral ou outro especialista, de acordo com o seu perfil e os sintomas (ou mesmo a ausência deles) que apresenta.

Para saber mais sobre os exames de rotina, criamos este post explicando esse procedimento e apresentando a sua importância. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

Afinal, o que é um check up médico?

O check up médico nada mais é que uma avaliação do seu estado de saúde. É importante fazê-lo com uma certa frequência, a fim de saber como andam as suas células e órgãos internos. Sendo assim, caso haja variações ou alterações inesperadas, os exames são capazes de identificar, de modo a facilitar o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento.

Esse tipo de acompanhamento é importante por toda a vida, desde a fase da gestação — quando é realizado o pré-natal — até a nova idade. Cada tipo de exame deve ser solicitado de acordo com a necessidade de cada paciente e, por isso, fica a cargo do médico fazer o aconselhamento correto.

Em relação à frequência da realização de exames de rotina, isso depende da saúde de cada pessoa. Caso ela apresente alguma doença crônica, os profissionais recomendam a análise a cada 6 meses. Entretanto, no geral, um intervalo entre 1 e 2 anos é o ideal para quem que não apresenta quaisquer complicações.

Qual a importância do check up médico?

Como visto, o check up tem caráter preventivo. Isto é, ele ajuda a observar o estado de saúde cardíaca, gastrointestinal, hormonal, respiratória, neurológica, entre outros. Caso haja variações, esse procedimento permite também iniciar o tratamento de maneira mais ágil, o que torna os resultados mais eficientes.

Desse modo, os exames de rotina reforçam uma necessidade cada vez mais urgente na Medicina que é a prevenção e diminuição de risco de doenças que podem ser evitadas com uma rotina repleta de hábitos saudáveis. Sendo assim, eles são importantes para garantir o seu bem-estar e qualidade de vida.

Quais são os exames mais comuns em um check up médico?

check up médico

Existem dois tipos de check up médico: executivo e individualizado. No primeiro, diversos exames que abrangem várias especialidades são realizados de uma só vez, como hemograma, exame de fezes e urina, verificação de níveis de colesterol e glicemia, entre outros.

Já no individualizado, o foco é nas características apresentadas pelo indivíduo, como a sua idade, gênero ou profissão. Por exemplo, o papanicolau ou a mamografia são exames para mulheres, principalmente após os 40 anos, enquanto o exame de próstata é voltado para o público masculino.

A seguir, saiba mais sobre os tipos de exames de rotina mais comuns!

Hemograma

O hemograma tem como objetivo observar como estão as células do sangue, ou seja, os glóbulos vermelhos e brancos. Ele é o exame de sangue clássico e tem como objetivo analisar o sistema de defesa do organismo, identificando se há infecções ou problemas semelhantes.

Exame de fezes e urina

A coleta de amostras de fezes e urina é útil para ter conhecimento da saúde do sistema digestório e excretor. Por exemplo, por meio deles, é possível identificar doenças nos rins ou infecções por parasitas, vermes ou demais microrganismos.

Verificação do nível de colesterol

Alguns exames específicos de sangue conseguem avaliar a concentração de gorduras presentes no seu organismo, como o HDL, LDL (colesterol “ruim”) e triglicérides. Isso ajuda a identificar as chances de doenças como infarto ou AVC.

Índice de massa corporal (IMC) e testes de obesidade

A obesidade na Nova Idade é algo que preocupa muitos profissionais. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a quantidade de pessoas obesas ultrapassa a de indivíduos em estado de desnutrição, tanto no Brasil quanto em vários outros países.

Desse modo, os exames de rotina também ajudam a identificar a necessidade de controlar o peso, com os testes de obesidade e do cálculo do índice de massa corporal — isso pode ser descoberto por meio da divisão do seu peso pela altura ao quadrado. IMC abaixo de 17 indica subpeso e acima de 25, sobrepeso.

Verificações de diabetes

Os níveis de glicemia (concentração de glicose) do seu sangue também precisam ser acompanhados, a fim de evitar doenças como o diabetes tipo 2, que pode trazer sérias consequências à sua saúde, como obesidade, problemas de visão, doenças renais ou cardiovasculares, entre outras.

Testes de pressão arterial

A hipertensão é outro problema que atinge cerca de um entre quatro brasileiros adultos. Isso pode comprometer a saúde do coração e aumentar a propensão a infarto, angina, insuficiência renal, derrames cerebrais, entre outros. Por isso, ter controle dos níveis de pressão arterial é fundamental.

Papanicolau

O papanicolau é um exame destinado apenas às mulheres que perderam a virgindade. Ele ajuda a detectar infecções no sistema reprodutivo, como vírus, bactérias ou fungos, além de que ajuda a identificar precocemente problemas como o câncer.

O ideal é que ele seja realizado a cada ano, caso o exame não tenha apresentado nenhum problema, em mulheres com mais de 18 anos.

Exame de próstata

Já sobre os exames para homens, o que deve ser realizado após os 40 anos é o de próstata. Ele é realizado por meio de um toque retal e contribui para a descoberta precoce do câncer de próstata.

O que avaliar ao escolher um médico para fazer seu check up?

Geralmente, um clínico geral é o profissional que faz o requerimento de um check up, mas nada impede que outro especialista da Medicina possa solicitá-lo. O ideal para escolher um médico é ter confiança em seu trabalho e uma relação amigável com ele.

Por isso, pesquise a reputação dos profissionais de sua cidade e procure entre amigos e colegas por boas recomendações. Assim, você tem muito mais confiança para realizar o seu check up médico e cuidar de sua saúde e bem-estar.

Tem interesse em saber mais sobre os cuidados com a saúde? Então, leia também sobre os perigos da automedicação!

Powered by Rock Convert

Você pode se interessar também:

  Desenvolvido por Ventron